A Toyota patenteou nos EUA um sistema de câmbio, no mínimo, extravagante. Ele não traz as vantagens de um automático nem as de um automatizado. É um câmbio manual aparentemente convencional, com pedal e alavanca de trocas, mas com gerenciamento do câmbio e da embreagem por meio de uma central eletrônica. O objetivo, aparentemente, é tornar os manuais tão econômicos quanto for possível. E reduzir as emissões, o que interessa bastante a vários fabricantes, por conta das metas impostas por mercados maduros.
De acordo com as patentes, o sistema consegue desacoplar o câmbio do motor em situações de baixa exigência, como em retas ou descidas na estrada. É a famosa banguela, chamada pomposamente de "coasting", mas sem os efeitos perigosos da feita pelo motorista. Atualmente, o "coasting" só está disponível em câmbios automáticos ou automatizados.
Além de "banguelar" o carro de modo seguro, o novo sistema também seria capaz de impedir que o motorista usasse "marchas erradas". Por meio de travas no câmbio, o aspirante a piloto não poderia selecionar marchas muito altas ou muito baixas para a rotação do motor.
A salvaguarda, que tanto pode poupar o motor quanto economizar combustível, aparentemente tem o botão on/off. Ou seja, dá ao motorista a chance de acioná-la ou desligá-la. O que é, de certo modo, um alívio. Afinal de contas, quem escolhe um carro manual, a não ser nos casos de orçamento restrito, quer efetivamente controlar o que o veículo faz. Para todos os demais motoristas, já existem os automáticos e automatizados. Otimizados para baixas emissões, como mostram os sistemas GSR da Fiat.
Colaborou Leo Fortunatti
Fotos: divulgação
Fonte: US Patent & Trademark Office
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Jim Farley, CEO da Ford, está usando um Xiaomi como carro de uso diário