Há poucas semanas do lançamento oficial no Brasil, a Volkswagen mostra as primeiras imagens do novo Polo nacional, produzido em São Bernardo do Campo (SP). Mas ainda camuflado.
Depois de diversos flagras ainda com camuflagem pesada pelas estradas brasileiras, o Polo segue na reta final dos testes. Após a apresentação na Europa, onde o visual deixou de ser um mistério, ele tirou um pouco do disfarce por aqui e apareceu apenas com quadriculados espalhados pela carroceria. A divulgação veio após evento onde tivemos acesso a detalhes da plataforma, tecnologia e conjunto mecânico que o equipará.
O Polo usará a plataforma MQB-A0, que dará origem também ao sedã Virtus, que caiu na rede limpinho na semana passada. Como a Fiat fez com o Argo, o Polo apostará em um pacote tecnológico diferenciado, com itens como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de secagem de discos de freio na chuva, bloqueio de diferencial eletrônico, frenagem automática em caso de colisão e o painel de instrumentos com tela TFT. No entanto, muito desse conteúdo será opcional ou disponível apenas na versão topo de linha.
Em termos de trem de força, a VW divulgou apenas que a versão topo de linha será equipada com o motor 1.0 TSI de 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre com o câmbio automático Tiptronic de 6 marchas. Pelo que apuramos, a versão de entrada terá o motor 1.0 MPI do trio up!/Gol/Fox, porém, com a potência ampliada para 84 cv quando abastecido com etanol - e não os 90 cv estimados inicialmente. As versões intermediárias usarão o propulsor 1.6 MSI, tanto com transmissão manual quanto automática.
A suspensão segue com a mesma arquitetura do europeu, usando McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas com 20 mm extras na altura do solo e barra estabilizadora mais grossa na versão TSI. Esta, inclusive, será a primeira a usar a nomenclatura "200TSI" na traseira, indicando o torque do motor, de 200 Nm (20,4 kgfm). É algo que se espalhará pelo resto da linha TSI com o tempo.
A apresentação oficial do modelo acontecerá no dia 01 de setembro, data que já está sendo usada na publicidade pelas ruas e canais de comunicação.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop