Aguardada pelo fãs mais entusiastas e principal lançamento da Porsche na edição deste ano do Salão de Genebra, a perua Panamera Sport Turismo entrou em produção nesta semana na fábrica de Leipzig, na Alemanha. Considerada uma das plantas mais modernas do grupo Volkswagen, a unidade recebeu mais de 500 milhões de euros em investimentos para montar a station ao lado da nova geração do Panamera. O montante foi aplicado em modernizações e, especialmente, na construção de um novo centro de qualidade.
Em operação desde agosto 2002, a fábrica de Leipzig já recebeu mais de 1,3 bilhão de euros em investimentos, sendo a principal unidade produtiva da Porsche. Por lá, são fabricados os modelos da linha Panamera, além dos SUVs Cayenne e Macan. Só no ano passado, 158.432 deixaram as linhas de montagem com destino às concessionária de todo o mundo. A planta emprega ao todo mais de 4 mil pessoas e produz diariamente cerca de 1,7 milhão de peças. Só no setor de carrocerias, a marca explica que estão instalados 948 robôs.
As instalações estão concentradas em uma área enorme, que compreende ao todo algo em torno de 400 hectares. O complexo compreende uma pista de corrida de 3,7 km, outra off-road com 6 km de extensão e uma espécie de "reserva" da vida animal local - onde vivem mais de 75 bovinos, 1,5 milhão de abelhas e 27 cavalos selvagens. Anualmente, 40 mil pessoas visitam o centro de clientes da planta.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Perua Porsche Panamera Sport Turismo já tem preços para o Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos