Waze ganha integração com Android Auto
Navegador recebe atualização que permite seu uso em centrais multimídias
Após muito tempo de espera, o sistema Android Auto finalmente permitirá o uso do aplicativo de navegação Waze. E a General Motors fechou uma parceria para que o Chevrolet Onix seja o carro de lançamento da novidade no Brasil. O anúncio da integração do Waze foi feito hoje (26) pelo Google e está disponível nos outros países, bastando atualizar o aplicativo pelo Google Play. Apesar do Onix ser utilizado no anúncio, a novidade vale para qualquer veículo que tenha uma central multimídia com Android Auto.
A chegada do Waze para o Android Auto era muito aguardada. Afinal, ele é mais um produto da casa – o Google comprou o navegador em 2013. Até então, a única opção para quem usasse a integração era o Google Maps que, apesar de compartilhar boa parte do banco de dados, tem uma popularidade menor do que o Waze. O programa estava em testes desde abril e entrou em beta público no começo de junho.
Para a GM, usar o Chevrolet Onix como carro parceiro do lançamento é uma oportunidade para mostrar como o veículo está preparado para oferecer soluções simples e inteligentes. “É isso o que já oferecemos com o MyLink e o OnStar e que agora ampliamos com essa parceria com o Waze”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.
"A receptividade do motorista brasileiro para a inovação é um dos motores do nosso sucesso", disse Andre Loureiro, diretor-geral de publicidade do Waze no Brasil. "O Waze tem um relacionamento recíproco e colaborativo com os brasileiros, e é um prazer demonstrar alguns dos recursos e parcerias mais interessantes no país. Agradecemos ao Chevrolet Onix por nos ajudar a trazer este lançamento emocionante à vida".
O funcionamento é similar ao do Google Maps. Basta ligar o smartphone à central multimídia por uma entrada USB, ativar o aplicativo do Android Auto e ele fará a integração entre o aparelho e o carro. O Waze estará nas opções de GPS, logo abaixo do Maps. Segundo o Google, o navegador não perdeu nenhuma das funções, podendo ser controlado via controle de voz e permitindo que o motorista faça atualizações sobre o trânsito.
A má notícia para os usuários do sistema iOS e Windows 10 é que o Waze não deve ser disponibilizado para nenhum deles. A Apple não tem interesse em permitir o uso de navegadores de outras empresas no Apple CarPlay e a Microsoft não possui um sistema de integração entre o smartphone e as centrais multimídias.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil