Após muito tempo de espera, o sistema Android Auto finalmente permitirá o uso do aplicativo de navegação Waze. E a General Motors fechou uma parceria para que o Chevrolet Onix seja o carro de lançamento da novidade no Brasil. O anúncio da integração do Waze foi feito hoje (26) pelo Google e está disponível nos outros países, bastando atualizar o aplicativo pelo Google Play. Apesar do Onix ser utilizado no anúncio, a novidade vale para qualquer veículo que tenha uma central multimídia com Android Auto.
A chegada do Waze para o Android Auto era muito aguardada. Afinal, ele é mais um produto da casa – o Google comprou o navegador em 2013. Até então, a única opção para quem usasse a integração era o Google Maps que, apesar de compartilhar boa parte do banco de dados, tem uma popularidade menor do que o Waze. O programa estava em testes desde abril e entrou em beta público no começo de junho.
Para a GM, usar o Chevrolet Onix como carro parceiro do lançamento é uma oportunidade para mostrar como o veículo está preparado para oferecer soluções simples e inteligentes. “É isso o que já oferecemos com o MyLink e o OnStar e que agora ampliamos com essa parceria com o Waze”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.
"A receptividade do motorista brasileiro para a inovação é um dos motores do nosso sucesso", disse Andre Loureiro, diretor-geral de publicidade do Waze no Brasil. "O Waze tem um relacionamento recíproco e colaborativo com os brasileiros, e é um prazer demonstrar alguns dos recursos e parcerias mais interessantes no país. Agradecemos ao Chevrolet Onix por nos ajudar a trazer este lançamento emocionante à vida".
O funcionamento é similar ao do Google Maps. Basta ligar o smartphone à central multimídia por uma entrada USB, ativar o aplicativo do Android Auto e ele fará a integração entre o aparelho e o carro. O Waze estará nas opções de GPS, logo abaixo do Maps. Segundo o Google, o navegador não perdeu nenhuma das funções, podendo ser controlado via controle de voz e permitindo que o motorista faça atualizações sobre o trânsito.
A má notícia para os usuários do sistema iOS e Windows 10 é que o Waze não deve ser disponibilizado para nenhum deles. A Apple não tem interesse em permitir o uso de navegadores de outras empresas no Apple CarPlay e a Microsoft não possui um sistema de integração entre o smartphone e as centrais multimídias.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia