Após passar meses sendo alvo de flagras e especulações, o inédito "baby SUV" da Volvo finalmente se aproxima do lançamento oficial. Antecipado por meio do conceito 40.1 apresentado em 2016, o XC40 chegará ao mercado com a missão de representar os suecos em um dos segmentos mais concorridos do momento, onde já fazem sucesso rivais europeus como Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. A apresentação pública acontecerá nos próximos dias, certamente em algum evento na Suécia.
Como já adiantamos, o XC40 será o menor crossover já produzido pela Volvo. Ele estreará a plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture), que também será usada pela Geely e pela Lynk&Co, e equipado com motores 1.5 de 3 cilindros e 2.0 de 4 cilindros - ambos turbinados. Promete render consideráveis números comerciais para a marca, com previsão de emplacar anualmente algo em torno de 100 mil exemplares. No visual, seguirá o estilo XC90, com lanternas elevadas e montadas sobre a coluna, além de faróis de LED em formato de "T" deitado, o chamado "martelo de Thor".
No interior, flagras já anteciparam painel com saídas de ar generosas posicionadas na vertical, bom espaço interno e acabamento bem cuidado. Praticamente não haverá botões de comando, tendo em vista que o controle da maioria dos recursos será concentrado na central multimídia de 9,2". Atrás, o espaço interno será farto, com direito a mesinhas tipo avião instaladas atrás dos bancos e boa quantidade de porta-objetos.
A imagem da abertura da matéria foi capturada do site alemão da marca - indicativo claro de que o lançamento não deve demorar para acontecer - e publicada no Instagram "Volvo.lov". Um fato curioso é que, ao contrário de várias outras estreias desta temporada de novidades, o XC40 não aparecerá para o público no Salão de Frankfurt, em setembro. Os suecos decidiram não participar da edição deste ano, alegando "redirecionamento de gastos".
Fotos: volvo.lov via Instagram e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUVs premium mais vendidos em fevereiro: eletrificados da Volvo lideram
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Volvo agora tem garantia vitalícia para peças e serviços
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volvo C40 mostra estilo cupê em SUV 100% elétrico por R$ 419.950
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Flagra: Volvo XC40 deve ganhar facelift em breve