Depois que o novo Volkswagen Polo 2018 foi apresentado em Berlim, no último dia 16 de junho, o estilo do modelo deixou de ser segredo. Inclusive aqui no Brasil. Isso se reflete em uma camuflagem muito mais leve do que a que vinha sendo usada nos últimos flagrantes que conseguimos. Este foi feito pelo leitor Diogo Romeo Rosanelli em Caçapava, no interior de São Paulo, na quarta-feira (19).
Se a produção do novo compacto premium da VW já começou na Europa, por aqui ela só se inicia entre o final de agosto e o começo de setembro. Enquanto isso, os testes continuam a todo vapor. Em boa medida porque o VW Polo nacional terá motores ligeiramente diferentes dos usados na Europa. Enquanto o modelo do Velho Continente usará os motores 1.0 de 3 cilindros naturalmente aspirado de 65 cv e 75 cv, o brasileiro terá modificações para chegar aos 90 cv.
Além do 1.0 de entrada, o Polo brasileiro terá também os motores 1.6 MSI, provavelmente com os mesmos 120 cv, e o 1.0 TSI, talvez com 125 cv. As transmissões serão uma manual de 5 marchas e um automático de 6. O europeu terá duas opções de potência com o TSI: 95 cv ou 115 cv, que vem com transmissão manual de 6 marchas. Além dele, o compacto também terá o 1.5 TSI de 150 cv, o 2.0 TSI de 200 cv, para a versão GTI, e o motor 1.0 TGI, a gás natural, com 90 cv. Entre as opções diesel, proibidas no Brasil, ele terá o motor 1.6 TDI de 80 cv, com câmbio manual de 5 marchas, e de 95 cv, com câmbio DSG.
O Polo tem 4,05 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,45 m de altura, com um entre-eixos de 2,56 m. Seu porta-malas comporta 351 litros. Ele será fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo, e fará aqui a estreia da plataforma MQB A0. Ao lado do Virtus, versão sedã do Polo e o primeiro modelo MQB projetado para a América do Sul. Segundo nosso leitor, havia um sedã andando com os novos Polo, mas Diogo não conseguiu fotografá-lo. O Virtus certamente continua bem camuflado...
Agradecemos demais ao Diogo por nos enviar o flagrante. Se você, como ele, também vir um carro diferente rodando por aí, e puder fazer as fotos sem comprometer sua segurança, lembre-se de mandar as imagens para o e-mail br.news@motor1.com, com sua autorização expressa para podermos utilizá-las. Seja nossos olhos e ouvidos por aí e nos ajude a antecipar lançamentos e mudanças que possam afetar os bolsos de todos os nossos leitores. A comunidade Motor1.com agradece!
Fotos: Diogo Romeo Rosanelli/Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China