Flagra - Novo Ford Focus Sedan 2018 será (bem) maior que o atual

Mesmo a camuflagem pesada não foi capaz de esconder o quanto o modelo vai crescer

2019 Ford Focus Sedan spy photo 2019 Ford Focus Sedan spy photo

O Focus Sedan nunca foi um dos modelos mais espaçosos do seu segmento, especialmente agora que seus rivais são mais novos e maiores do que eram antes. O três-volumes da marca do oval azul surgiu na atual geração em 2011, e agora precisa de um sucessor para enfrentar a concorrência cada vez mais acirrada da categoria. Aí está: o novo Focus foi pego novamente em testes, ainda bastante disfarçado, mas já impressionando pelo porte bem superior.

 

 

Basta observar o comprimento das portas traseiras e o tamanho da tampa do porta-malas para chegar imediatamente a conclusão de que ele vai ficar bem maior que o atual. Na frente, podemos reparar nos feixes de LED para uso diurno na borda dos faróis, que já aparentam ser os de produção. Na traseira, porém, o modelo de teste ainda usa luzes provisórias, sem nenhuma relação com as lanternas do carro final.

Na maioria dos casos, portas traseiras mais longas são acompanhadas de um entre-eixos maior, o que se reflete em espaço adicional para as pernas dos passageiros de trás. Isso é uma boa notícia porque o atual Focus não é exatamente espaçoso nesta área. Mas não se preocupe com o peso extra devido ao crescimento: informações de bastidores dão conta de que o Focus IV será pelo menos 50 kg mais leve, por efeito de mudanças estruturais. 

Leia também:

A versão hatch será a primeira a ver a luz do dia, no começo de 2018 - alguns meses depois no Brasil, onde é esperada como principal lançamento da Ford para o próximo ano, importado da Argentina. O sedã e a perua serão lançados em seguida, enquanto os esportivos ST e RS vão completar a linha futuramente. 

Em termos mecânicos, a linha Focus terá enfim o motor EcoBoost no Brasil (1.5 turbo) no lugar do 2.0 atual, ligado a um câmbio automático convencional que substituirá o Powershift de hoje. Já as versões de entrada deverão ter o 1.5 Dragon do novo EcoSport em vez do 1.6 Sigma usado atualmente.  

Fotos: CarPix

Envie seu flagra! flagra@motor1.com