O Fittipaldi Motors EF7 GTR deu o ar de sua graça no Festival de Velocidade de Goodwood e o Motor1.com estava lá para entrevistar seu criador, Emerson Fittipaldi. Aqui estão cinco coisas que você precisa saber sobre o primeiro carro da lenda do automobilismo. E fabricante de supercarros iniciante...
Você pensaria que ser campeão de F1 duas vezes, campeão da Indy, duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e pai orgulhoso de sete filhos - daí o "7" no nome do modelo EF7 - faria qualquer um satisfeito com suas realizações, mas Fittipaldi é um cara de outra dimensão.
Na verdade, ele sonha com este carro desde que saiu do Brasil aos 21 anos para perseguir uma carreira no automobilismo internacional. "Eu sempre tive dois sonhos na vida", disse ele ao Motor1.com. "Ser um piloto de F1 e construir meu próprio carro. Cinco anos atrás, eu disse que agora era a hora de realizá-lo. Tornou-se o maior projeto da minha vida." Fittipaldi está com 70 anos.
Tudo bem que eles terão de ser meros mortais incrivelmente ricos, já que apenas 39 exemplares do EF7 serão feitos, cada um comemorando uma das vitórias de Fittipaldi no automobilismo internacional. Mas o EF7 GTR foi construído em torno de leveza, segurança e facilidade de uso. "Eu queria fazer um carro que fosse indulgente e divertido de dirigir tanto para pilotos homens quanto para mulheres", explicou. "Eu gosto de uma grande cabine, com muita visibilidade, e prefiro motores com aspiração natural aos turboalimentados. Em curvas longas e rápidas, você pode controlá-los melhor no acelerador." Acreditamos nele.
O EF7 GTR possui um V8 sob medida de 4,8 litros que desenvolve 600 cv a 8.250 rpm e 55 kgfm a 6.000 rpm. O Ferrari 458 Speciale usa um V8 de 4,5 litros que desenvolve 600 cv a 9.000 rpm com desempenho de torque idêntico. As semelhanças não são por acaso. Para criar sua configuração de carro de sonho, Fittipaldi comparou a atual safra de supercarros e hipercarros, incluindo o 458 Speciale, o McLaren P1 GTR e o AMR Aston Martin Vantage. "O 458 era o mais indulgente. Fácil de conduzir e ainda divertido. O McLaren P1 GTR era muito exigente, mas era um nível diferente. É um carro fantástico".
A HWA é a equipe de carros de turismo alemã mais bem sucedida em mais de 30 anos de história do DTM e foi contratada para a engenharia e a construção do EF7 GTR. Claramente, o sr. Fittipaldi gosta de um vencedor...
A empresa com sede em Stuttgart aplicou seu know-how específico para corridas a todo o carro, que pesa apenas 1.000 kg - 300 kg mais leve do que um 458 Speciale. Ele possui um monocoque de fibra de carbono com uma célula de sobrevivência certificada pela FIA, uma transmissão seqüencial de 6 marchas, suspensão interna pushrod, barras estabilizadoras ajustáveis, janelas de policarbonato, assento sob medida para cada motorista, freios de corrida e controle de tração ajustável.
"Passei dois anos com a Pininfarina para criar o desenho", disse Fittipaldi. Duvidamos de que você não saiba quem é a Pininfarina, mas, caso a desconheça, trata-se apenas da casa de design mais venerada e ilustre da história automotiva, tendo criado carros para Ferrari, Alfa Romeo, Lancia, Maserati e Bentley. Agora ela pode adicionar a Fittipaldi Motors à lista.
"Eu queria que o design do carro fosse inspirado por um tubarão. Eles são muito agressivos, mas bonitos e muito aerodinâmicos." Há mais de uma sugestão de estilo fiel à forma do animal marinho, como o spoiler dianteiro mecanicamente ajustável, uma barbatana dorsal no teto e uma asa traseira inspirada na cauda para criar sustentação negativa, o famoso downforce. Como se espera que cada modelo seja produzido em uma cor única e sob medida, além de trazer um número de corrida exclusivo, esperamos que alguém já tenha encomendado um EF7 em Battleship Grey.
As entregas devem começar em um ano, mas Fittipaldi já está trabalhando na homologação do EF7 GTR tanto para a aprovação de provas na FIA quanto para a rua. "Este carro estará legalizado para as ruas em dois anos, mas precisamos prepará-lo para competir primeiro. Meu plano é entrar nas 24 Horas de Daytona no meu próprio carro. Se eu não fizer isso agora, nunca farei." Com base no histórico de tenacidade de Fittipaldi, estamos ansiosos para vê-lo em seu carro no grid de largada em breve.
Fotos: divulgação
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