Se ainda havia alguma dúvida sobre o lançamento de uma nova picape da Volkswagen no Brasil no ano que vem, ela definitivamente não existe mais. Ninguém menos que David Powels, CEO da montadora, confirmou nesta semana a informação e, por tabela, contribuiu para dar força aos diversos rumores que circulam o desenvolvimento do projeto. Pelo que se sabe até agora, trata-se de uma picape de porte intermediário, a ser posicionada abaixo da Amarok e com a mira apontada diretamente para a Fiat Toro.
Extra-oficialmente, é certo que o projeto atende pelo nome "Bala de Prata" e terá produção concentrada na Argentina, mais precisamente na fábrica de Pacheco. O batismo do projeto tem relação direta com o caráter providencial que o modelo tem junto à unidade argentina, dada a atual capacidade ociosa da planta. Por lá são produzidos os modelos SpaceFox (chamada localmente de Surán) e Amarok, mas a demanda de hoje fica muito aquém do potencial instalado.
Dessa forma, além de garantir a manutenção das operações em Pacheco, a nova picape colocará a Volkswagen em evidência neste novo e lucrativo segmento de picapes intermediárias. Não custa lembrar, a Fiat Toro surfa na crista da onda atualmente e domina a categoria praticamente sem se sentir incomodada pela Renault Duster Oroch. Mensalmente, o modelo pernambucano emplaca mais de 5 mil unidades e exerce papel de protagonista entre os comerciais leves.
Ainda sem nome definido, "Bala de Prata" será construída sobre a plataforma MQB A0, fazendo parte, portanto, da nova família Polo - linhagem que inclui também o sedã Virtus e o SUV T-Cross, todos produzidos no Brasil. A chegada ao mercado deve acontecer em meados de 2018, tornando a VW na única marca a ter 3 picapes em oferta ao mesmo tempo: Saveiro (que não sairá de linha), "Bala de Prata" e Amarok.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira