Chefão da Volkswagen confirma nova picape para o Brasil
Modelo inédito terá porte intermediário e brigará diretamente com a Fiat Toro
Se ainda havia alguma dúvida sobre o lançamento de uma nova picape da Volkswagen no Brasil no ano que vem, ela definitivamente não existe mais. Ninguém menos que David Powels, CEO da montadora, confirmou nesta semana a informação e, por tabela, contribuiu para dar força aos diversos rumores que circulam o desenvolvimento do projeto. Pelo que se sabe até agora, trata-se de uma picape de porte intermediário, a ser posicionada abaixo da Amarok e com a mira apontada diretamente para a Fiat Toro.
Extra-oficialmente, é certo que o projeto atende pelo nome "Bala de Prata" e terá produção concentrada na Argentina, mais precisamente na fábrica de Pacheco. O batismo do projeto tem relação direta com o caráter providencial que o modelo tem junto à unidade argentina, dada a atual capacidade ociosa da planta. Por lá são produzidos os modelos SpaceFox (chamada localmente de Surán) e Amarok, mas a demanda de hoje fica muito aquém do potencial instalado.
Dessa forma, além de garantir a manutenção das operações em Pacheco, a nova picape colocará a Volkswagen em evidência neste novo e lucrativo segmento de picapes intermediárias. Não custa lembrar, a Fiat Toro surfa na crista da onda atualmente e domina a categoria praticamente sem se sentir incomodada pela Renault Duster Oroch. Mensalmente, o modelo pernambucano emplaca mais de 5 mil unidades e exerce papel de protagonista entre os comerciais leves.
Ainda sem nome definido, "Bala de Prata" será construída sobre a plataforma MQB A0, fazendo parte, portanto, da nova família Polo - linhagem que inclui também o sedã Virtus e o SUV T-Cross, todos produzidos no Brasil. A chegada ao mercado deve acontecer em meados de 2018, tornando a VW na única marca a ter 3 picapes em oferta ao mesmo tempo: Saveiro (que não sairá de linha), "Bala de Prata" e Amarok.
Fotos: divulgação
Galeria: Salão do Automóvel: VW T-Cross Breeze conceitua futuro SUV nacional
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México