Domínio SUV: BMW vê migração de clientes do Série 3 para o X3
"A maioria dos clientes nunca volta e é leal aos SUVs", comenta presidente da marca
Como qualquer outra grande montadora de alcance global, a BMW não tem passado imune à crescente e arrasadora "onda SUV". Em entrevista concedida recentemente ao Motor1 EUA, o presidente do grupo alemão, Harald Krüger, disse estar sentindo na pele os efeitos dessa nova tendência ao verificar profundas mudanças no comportamento de compra de seus clientes. De acordo com o executivo, está havendo atualmente uma migração de consumidores do sedã Série 3 para o crossover X3.
"Há pessoas que se deslocam do sedã da Série 3 para o X3", disse Krüger. "A maioria dos clientes nunca volta e é leal a estes SUVs. Eles apreciam a posição elevada do assento, gostam da visão geral do trânsito, gostam da funcionalidade, gostam de viajar sobre áreas difíceis", finalizou. Essa tendência, vale destacar, não é de toda ruim para a BMW. Primeiro porque o cliente se mantém na própria marca, e depois porque os lucros obtidos com a venda do X3 são maiores em relação ao três-volumes.
Os alemães sabem muito bem disso e mantêm em produção nada menos que 5 SUVs (X1, X3, X4, X5 e X6), sendo que mais dois (X2 e X7) devem chegar ao mercado em breve. Não por acaso, as vendas dos carros de passeio da marca caíram 11,4% nos EUA em 2016, enquanto a demanda por SUVs cresceu 13,5%. Atualmente, os modelos da linha X respondem por 37% de tudo o que a BMW comercializa na América do Norte.
Com a chegada dos inéditos X2 e X7, esse participação deve aumentar consideravelmente. Tanto é que a própria marca admitiu que o peso e a importância do mercado norte-americano foram determinantes na decisão de desenvolver um SUV maior que o X5. "Temos a China e a Rússia como grandes mercados. Mas sem a grande demanda americana, provavelmente seria muito difícil fazer esse produto", confessou Krüger.
Fotos: divulgação
Galeria: BMW X3 2018
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança