A família Ingenium de motores do grupo Jaguar Land Rover está recebendo um novo integrante. A linha 2018 dos Jaguar XE, XF e F-Pace serão os primeiros a ter como opção a variante mais potente do propulsor 2.0 turbo, com 302 cv e 40,8 kgfm de torque.
Ele será comercialmente chamado de 30t e usa tecnologias como o turbo de duplo fluxo e rolamentos cerâmicos para reduzir o lag e o atrito do rotor com as caixas quente e fria. A Jaguar não diz muito mais sobre as modificações para este aumento de potência, mas esta nova variante mantém a injeção direta de gasolina e os variadores nos comandos de válvulas para maior eficiência energética. Ele sempre estará ligado ao câmbio automático de 8 marchas da ZF. Nos XE e XF, a tração é traseira ou integral como opcional e o F-Pace é integral em todas as versões.
Segundo a Jaguar, com a nova versão do motor 2.0 Ingenium, o XE acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos (quando equipado com a tração AWD), o XF, em 5,8 segundos e o F-Pace, em 6 segundos. Ele se junta aos já vendidos Ingenium com 200 e 250 cv e ao V6 Supercharger de 380 cv.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados