A família Ingenium de motores do grupo Jaguar Land Rover está recebendo um novo integrante. A linha 2018 dos Jaguar XE, XF e F-Pace serão os primeiros a ter como opção a variante mais potente do propulsor 2.0 turbo, com 302 cv e 40,8 kgfm de torque.
Ele será comercialmente chamado de 30t e usa tecnologias como o turbo de duplo fluxo e rolamentos cerâmicos para reduzir o lag e o atrito do rotor com as caixas quente e fria. A Jaguar não diz muito mais sobre as modificações para este aumento de potência, mas esta nova variante mantém a injeção direta de gasolina e os variadores nos comandos de válvulas para maior eficiência energética. Ele sempre estará ligado ao câmbio automático de 8 marchas da ZF. Nos XE e XF, a tração é traseira ou integral como opcional e o F-Pace é integral em todas as versões.
Segundo a Jaguar, com a nova versão do motor 2.0 Ingenium, o XE acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos (quando equipado com a tração AWD), o XF, em 5,8 segundos e o F-Pace, em 6 segundos. Ele se junta aos já vendidos Ingenium com 200 e 250 cv e ao V6 Supercharger de 380 cv.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida