Estudo realizado anualmente pela consultoria de mercado J.D. Power apontou a Kia como a marca mais bem avaliada no quesito qualidade de construção pelos consumidores dos Estados Unidos. O levantamento tomou como base a experiência de 80 mil proprietários nos primeiros 90 dias com cada modelo e envolveu a participação de 33 marcas. Os donos dos veículos responderam a cerca de 233 perguntas levando em conta quesitos como qualidade geral, mecânica, interior, carroceria, acessórios e design.
Pelo segundo ano consecutivo a Kia levou a melhor e, curiosamente, foi acompanhada por outra marca sul-coreana: a Genesis, pertencente ao mesmo grupo e considerada a divisão premium da Hyundai. O terceiro lugar foi ocupado pela Porsche, seguida por Ford e RAM fechando o top 5. Já no outro extremo da tabela, a Fiat ganhou destaque negativo com a pior avaliação. O penúltimo lugar ficou com a Jaguar e o antepenúltimo, com a Volvo.
"Os fabricantes de automóveis estão respondendo ao feedback dos consumidores e produzindo veículos de qualidade cada vez melhor", comentou Dave Sargent, vice-presidente de automotivo global da J.D. Power. "A indústria melhorou significativamente em cada um dos últimos três anos. Os veículos de hoje têm mais coisas que podem dar errado, mas menos coisas que realmente dão", completou.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Comparativo JAC Hunter vs. Fiat Titano: pelo custo a todo custo
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Fiat Mobi 2025 fica até R$ 11.000 mais barato em promoção
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Oficial: Fiat Pulse e Fastback serão primeiros híbridos-leves da marca