A Seat tentou guardar segredo até o último momento, mas, poucos dias antes da estreia oficial, o inédito SUV compacto Arona acabou sendo revelado. O modelo estava sendo transportado por um helicóptero, sobre uma plataforma de metal suspensa, e foi surpreendido pela lentes do fotógrafo Marcos, de Barcelona. O visual não foge muito do de outros lançamentos recentes da marca e confirma a veracidade dos esboços internos vazados há pouco mais de um mês.
Baseado na plataforma MQB A0, o Arona é literalmente a versão SUV da nova geração do Ibiza. Compartilha com o compacto equivalente ao Volkswagen Polo todo o conjunto mecânico, o que o torna, por tabela, primo legítimo do futuro VW T-Cross (crossover que será feito no Brasil a partir do ano que vem). Tem carroceria marcada pelos tradicionais vincos, com destaque para os revestimentos plásticos nas caixas de roda e o teto em tom contrastante (neste caso, laranja combinado com cinza).
Sob o capô, a gama de motores será basicamente a mesma do Ibiza, o que inclui os propulsores 1.0 TSI e 1.5 TSI de 150 cv, além de opções turbodiesel e GNV. O câmbio poderá ser manual de 6 marchas ou automatizado DSG de 7. Quando chegar ao mercado, o Arona enfrentará rivais recém-chegados como Hyundai Kona e Kia Stonic, além de modelos já bem estabelecidos, como Renault Captur, Fiat 500X e Jeep Renegade.
Fotos: MQB-Coding & Retrofit e Marcosgf
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra - Seat Arona antecipa o T-Cross, SUV do Polo
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Primo espanhol do Polo ganha homenagem em musical na Europa
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Jogos Olímpicos: estes são os carros que já foram protagonistas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Fim da Seat? Marca espanhola assumirá novo papel dentro da Volkswagen