A Seat tentou guardar segredo até o último momento, mas, poucos dias antes da estreia oficial, o inédito SUV compacto Arona acabou sendo revelado. O modelo estava sendo transportado por um helicóptero, sobre uma plataforma de metal suspensa, e foi surpreendido pela lentes do fotógrafo Marcos, de Barcelona. O visual não foge muito do de outros lançamentos recentes da marca e confirma a veracidade dos esboços internos vazados há pouco mais de um mês.
Baseado na plataforma MQB A0, o Arona é literalmente a versão SUV da nova geração do Ibiza. Compartilha com o compacto equivalente ao Volkswagen Polo todo o conjunto mecânico, o que o torna, por tabela, primo legítimo do futuro VW T-Cross (crossover que será feito no Brasil a partir do ano que vem). Tem carroceria marcada pelos tradicionais vincos, com destaque para os revestimentos plásticos nas caixas de roda e o teto em tom contrastante (neste caso, laranja combinado com cinza).
Sob o capô, a gama de motores será basicamente a mesma do Ibiza, o que inclui os propulsores 1.0 TSI e 1.5 TSI de 150 cv, além de opções turbodiesel e GNV. O câmbio poderá ser manual de 6 marchas ou automatizado DSG de 7. Quando chegar ao mercado, o Arona enfrentará rivais recém-chegados como Hyundai Kona e Kia Stonic, além de modelos já bem estabelecidos, como Renault Captur, Fiat 500X e Jeep Renegade.
Fotos: MQB-Coding & Retrofit e Marcosgf
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra - Seat Arona antecipa o T-Cross, SUV do Polo
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Primo espanhol do Polo ganha homenagem em musical na Europa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jogos Olímpicos: estes são os carros que já foram protagonistas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Fim da Seat? Marca espanhola assumirá novo papel dentro da Volkswagen