De nada adianta para uma marca lançar novos modelos, motores modernos e apostar em campanhas de marketing milionárias se os atuais proprietários reclamarem de algo. No caso da Peugeot, um dos pontos que prejudicam as vendas no Brasil está na má fama de seus serviços de pós-vendas e na desvalorização dos usados na hora da troca.
Depois de mudar a estrutura de suas concessionárias em busca de manter apenas as mais bem avaliadas pelos consumidores e abrir novas que atendam às exigências, a Peugeot aproveitou o lançamento do 3008 para divulgar o que eles chamam de "Peugeot Total Care", uma lista com 10 compromissos (ou regras) em busca de melhorar o atendimento para os já proprietários da marca.
Compromisso 1 | As revisões agendadas serão entregues em até 24 horas. Caso isso não ocorra, o cliente não pagará nem peças nem mão de obra. |
Compromisso 2 | Se o valor de qualquer reparo ou serviço for maior do que o orçado inicialmente, a Peugeot pagará esta diferença. |
Compromisso 3 | Caso a concessionária não pratique o valor fixo da revisão, o cliente poderá reclamar e a Peugeot pagará a diferença ao cliente. |
Compromisso 4 | Todos os veículos que passam pelas oficinas da marca só são liberados após uma inspeção de qualidade por técnicos treinados. |
Compromisso 5 | Em qualquer serviço ou revisão, as peças substituídas só são descartadas após serem apresentadas ao consumidor. |
Compromisso 6 | Os veículos são entregues na data e hora marcada. |
Compromisso 7 | Os veículos são lavados após a revisão. |
Compromisso 8 | A Peugeot empresta um veículo de sua frota (cerca de 1.000 pelo Brasil) quando o veículo do cliente fica imobilizado por mais de 4 dias na concessionária até a sua entrega. Isso é válido para veículos dentro ou fora da garantia. |
Compromisso 9 | Reboque gratuito, 24 horas por dia, por 8 anos, em caso de pane ou colisão. |
Compromisso 10 | O cliente poderá acionar o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Peugeot caso qualquer uma destas regras seja descumprida pela concessionária. |
Procurando reverter a questão de desvalorização dos usados, a novidade é o Renova Peugeot. Este programa garante a recompra do veículo da marca por até 85% da tabela FIPE após três anos na troca por outro modelo da marca.
Vale lembrar que a PSA estava (ou está?) com um problema na entrega de peças de reposição para os clientes. A marca disse, na época, que era pela mudança do seu centro de distribuição para Porto Real (RJ), mas ainda há algumas reclamações.
Fotos: divulgação
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