Um dos modelos mais controversos e criticados já lançados pela BMW nos últimos anos, o Série 5 GT já não existe mais. De forma oficial, a fabricante bávara apresenta na Europa o Série 6 Gran Turismo (ou simplesmente GT), que chega com a missão de fazer a sucessão natural no portfólio apostando em uma fórmula ligeiramente aperfeiçoada. A expectativa é aplacar as críticas e alcançar números comerciais mais animadores, atingindo um público variado vindo de crossovers e peruas.
Na comparação com o 5, o 6 GT é maior (5,91 metros no total) e mais baixo (2,1 cm a menos). O espaço interno foi ampliado e o acesso ao interior evoluiu graças ao novo desenho das portas traseiras. É possível levar 610 litros de bagagem no porta-malas com os bancos em posição convencional ou ainda 1.800 litros com os assentos traseiros inteiramente rebatidos (função desempenhada ao toque de um botão).
No visual, a dianteira traz faróis que lembram diretamente o desenho do novo Série 5 Sedan, com iluminação tradicional de LEDs. É possível notar também que a grade ficou maior e que as lanternas traseira agora estão mais envolventes, com direito a elementos de efeito tridimensional. O interior herda muito do Série 5, incluindo recursos tecnológicos como tela de 10,25", controles por voz e gesto e condução semi-autônoma.
Na mecânica, a oferta de motores inclui pelo menos 3 opções diferentes. A versão 630i, por exemplo, chegará às lojas em novembro com um 2.0 que produz 258 cv, capaz de levar o modelo de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A configuração 640i, por sua vez, terá um 3.0 de 6 cilindros com potência de 340 cv e aceleração de 5,3 s. Por fim, o acabamento 630d contará com um 3.0 de 6 cilindros turbodiesel com 265 cv e aceleração em 6 s. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com opção de tração integral.
Mais detalhes serão divulgados nos próximos meses e a apresentação ao vivo, em Frankfurt, está marcada para setembro.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro