Strada e Saveiro em alta, Montana em queda livre, Toro abrindo vantagem sobre rivais e Amarok de volta aos bons momentos. Confira agora todos os destaques entre as picapes em maio.
Se em abril a Saveiro encostou na Strada, em maio a picape da Fiat voltou a abrir uma pequena vantagem sobre a rival da VW (4.612 x 4.000) e se aproximou dos 50% de participação de mercado.
Com ambas em seus melhores momento em 2017, a grande diferença é que a Saveiro registrou um maior crescimento em relação a 2016 do que o da picape da marca italiana (15,6% x 8%).
Em seu segundo pior resultado desde março do ano passado (305), a Chevrolet Montana foi a preferida por 659 unidades, retração superior a 50% nos últimos doze meses. A lanterna coube à Hafei Mini, com apenas um emplacamento em todo o país.
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
MAI/17 |
ABR/17 |
MAI/16 |
% MAI 17 |
% ABR 17 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
FIAT STRADA |
20003 |
4612 |
3122 |
4274 |
49,74% |
46,96% |
47,73% |
7,91% |
2º |
VW SAVEIRO |
16391 |
4000 |
2895 |
3462 |
43,14% |
43,55% |
38,17% |
15,54% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
4882 |
659 |
631 |
1351 |
7,11% |
9,49% |
4,44% |
-51,22% |
4º |
HAFEI MINI |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
41277 |
9272 |
6648 |
9087 |
100,00% |
100,00% |
39,47% |
2,04% |
Dona de 4.401 emplacamentos – melhor desempenho no ano -, a Fiat Toro se aproximou dos 30% de market share, chegando ao 14º mês seguido na liderança entre os modelos maiores. A vantagem sobre a Toyota Hilux (3.151), também em mês mais forte no ano, se aproximou das 1,3 mil unidades.
Evoluindo 30% sobre 2016, a Chevrolet S10 (2.721) não vendia tanto desde novembro. A Ford Ranger, com 1.268 unidades, manteve-se em quarto. A novidade do mês ficou por conta da presença da Mitsubishi L200 (1.005) no top 5 – esta, aliás, foi a primeira vez em 2017 que o modelo superou a barreira das mil unidades.
O destaque negativo coube à Duster Oroch (951), única entre as sete primeiras colocadas a perder vendas no período (-26,3%). A VW Amarok, por sua vez, foi bem: com 948 unidades, a picape da marca alemã não tinha um mês tão positivo desde abril do ano passado (968).
Já a Frontier continua sem conquistar o consumidor do segmento. Mesmo com nova geração nas concessionárias, a picape da Nissan encerrou maio com apenas 272 emplacamentos, menos de 1/3 da rival mais próxima, resultado quase 37% pior do que o do ano passado.
Picapes Médias / Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
MAI/17 |
ABR/17 |
MAI/16 |
% MAI 17 |
% ABR 17 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
FIAT TORO |
19108 |
4401 |
3470 |
3525 |
29,70% |
29,33% |
26,83% |
24,85% |
2º |
TOYOTA HILUX |
13066 |
3151 |
2509 |
2926 |
21,26% |
21,21% |
25,59% |
7,69% |
3º |
CHEVROLET S10 |
10786 |
2721 |
2189 |
2094 |
18,36% |
18,50% |
24,30% |
29,94% |
4º |
FORD RANGER |
5411 |
1268 |
1052 |
1129 |
8,56% |
8,89% |
20,53% |
12,31% |
5º |
MITSUBISHI L200 |
3875 |
1005 |
775 |
780 |
6,78% |
6,55% |
29,68% |
28,85% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
4627 |
951 |
872 |
1290 |
6,42% |
7,37% |
9,06% |
-26,28% |
7º |
VW AMAROK |
3441 |
948 |
678 |
591 |
6,40% |
5,73% |
39,82% |
60,41% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
1531 |
272 |
219 |
430 |
1,84% |
1,85% |
24,20% |
-36,74% |
9º |
RAM 2500 |
173 |
41 |
41 |
34 |
0,28% |
0,35% |
0,00% |
20,59% |
10º |
LIFAN FOISON |
152 |
38 |
21 |
45 |
0,26% |
0,18% |
80,95% |
-15,56% |
11º |
HAFEI RUIYI |
18 |
14 |
1 |
0 |
0,09% |
0,01% |
1300,00% |
- |
12º |
FORD F150 / F250 |
4 |
3 |
0 |
1 |
0,02% |
0,00% |
- |
200,00% |
13º |
RELY PICK-UP |
18 |
3 |
2 |
5 |
0,02% |
0,02% |
50,00% |
-40,00% |
14º |
EFFA START PICK UP |
5 |
2 |
1 |
1 |
0,01% |
0,01% |
100,00% |
100,00% |
62215 |
14818 |
11830 |
12851 |
100,00% |
100,00% |
25,26% |
15,31% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela