O grande destaque de maio entre os SUVs/crossovers compactos foi o modelo que abriu as portas para todos os demais e que liderou o segmento até 2014. Com 3.096 emplacamentos, o Ford EcoSport, às vésperas da chegada da linha 2018 reestilizada às concessionárias, voltou a figurar no pódio graças ao seu melhor resultado desde março de 2015 (3.265). Provavelmente devido a promoções de queima de estoque.
Ameaçado em abril, o Honda HR-V (4.408), mesmo vendendo quase 15% a menos do que no mesmo período de 2016, ampliou a vantagem na liderança em relação ao Hyundai Creta (3.751), este com seu novo recorde de vendas desde o lançamento em janeiro.
O destaque negativo, por sua vez, coube ao Renegade, que parece estar sendo atingido pelo “fogo amigo” do Compass e pela chegada de novos concorrentes. Com 2.869 unidades, o Jeep, líder durante alguns meses em 2016, perdeu quase 35% das vendas e caiu para a quarta posição.
Em seu segundo mês cheio, o Honda WR-V (1.807) conseguiu entrar no top 5, mas com vendas um pouco menores do que as de abril – foi o único entre os seis primeiros a cair nas últimas semanas. Agora nacional, mas sem números do brasileiro em maio (as vendas começaram em junho), o Nissan Kicks (1.621) veio em seguida. E deve ampliar bastante sua participação com a versão mais barata, a S, vendida a R$ 70.500.
Assim como o Honda, o Renault Captur completou seu segundo mês completo, mas desta vez com algum motivo para comemorar: com 1.404 unidades, ampliou em quase 80% os números de abril e encostou de vez no Duster (1.574), seu companheiro de montadora.
Quem teve um mês bastante positivo foi o Chevrolet Tracker (1.352), que não vendia tanto desde dezembro de 2015 (1.463). Na comparação com o desempenho de abril, o modelo importado do México dobrou as vendas – em relação a 2016, a alta superou os 60%.
SUVs / Crossovers I | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2017 | MAI/17 | ABR/17 | MAI/16 | % MAI 17 | % ABR 17 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º | HONDA HR-V | 19160 | 4408 | 3576 | 5162 | 18,56% | 17,90% | 23,27% | -14,61% |
2º | HYUNDAI CRETA | 13805 | 3751 | 3055 | 0 | 15,79% | 15,29% | 22,78% | - |
3º | FORD ECOSPORT | 10914 | 3096 | 2206 | 2006 | 13,03% | 11,04% | 40,34% | 54,34% |
4º | JEEP RENEGADE | 14803 | 2869 | 2745 | 4403 | 12,08% | 13,74% | 4,52% | -34,84% |
5º | HONDA WR-V | 4374 | 1807 | 1853 | 0 | 7,61% | 9,28% | -2,48% | - |
6º | NISSAN KICKS | 10759 | 1621 | 1578 | 0 | 6,82% | 7,90% | 2,72% | - |
7º | RENAULT DUSTER | 8726 | 1574 | 1900 | 2326 | 6,63% | 9,51% | -17,16% | -32,33% |
8º | RENAULT CAPTUR | 3346 | 1404 | 793 | 0 | 5,91% | 3,97% | 77,05% | - |
9º | CHEVROLET TRACKER | 3870 | 1352 | 674 | 844 | 5,69% | 3,37% | 100,59% | 60,19% |
10º | PEUGEOT 2008 | 4116 | 934 | 805 | 815 | 3,93% | 4,03% | 16,02% | 14,60% |
11º | JAC T5 | 1003 | 230 | 243 | 100 | 0,97% | 1,22% | -5,35% | 130,00% |
12º | SUZUKI JIMNY | 702 | 196 | 128 | 130 | 0,83% | 0,64% | 53,13% | 50,77% |
13º | SUZUKI VITARA | 621 | 185 | 144 | 61 | 0,78% | 0,72% | 28,47% | 203,28% |
14º | LIFAN X60 | 486 | 129 | 84 | 130 | 0,54% | 0,42% | 53,57% | -0,77% |
15º | TROLLER T4 | 555 | 107 | 114 | 113 | 0,45% | 0,57% | -6,14% | -5,31% |
16º | SUZUKI SCROSS | 303 | 69 | 53 | 93 | 0,29% | 0,27% | 30,19% | -25,81% |
17º | KIA SOUL | 167 | 23 | 24 | 25 | 0,10% | 0,12% | -4,17% | -8,00% |
18º | CHERY TIGGO | 21 | 1 | 1 | 42 | 0,00% | 0,01% | 0,00% | -97,62% |
97731 | 23756 | 19976 | 16250 | 100,00% | 100,00% | 18,92% | 46,19% |
Fonte: Fenabrave