O comando de duas grandes montadoras da Europa deve passar por mudanças significativas nas próximas semanas, adianta a agência de notícias Reuters. De acordo com a publicação, o grupo Volkswagen tem "crescido o olho" sobre Karl-Thomas Neumann e trabalha fortemente com a possibilidade de contratá-lo para assumir uma função de destaque em uma das empresas do conglomerado. O executivo estava à frente da Opel/Vauxhall há aproximadamente 5 anos e acaba de renunciar, passando o bastão para Michael Lohscheller - e, de quebra, deixando o caminho livre para a VW.
Conforme relata a agência, Neumann pertenceu aos quadros do grupo até 2012 e deve voltar à companhia com a missão de assumir o comando da Audi. A ideia, ainda mantida sob sigilo, é substituir Rupert Stadler (altamente criticado pela forma como lidou com as consequências do Dieselgate) e ter um nome forte para tocar os planos futuros da marca de Ingolstadt, principalmente as estratégias relacionadas ao segmento de veículos elétricos (grande aposta do grupo).
Alemão de 56 anos, Neumann é formado em engenharia elétrica pelas universidades de Dortmund e Duisburg. Iniciou carreira na Motorola, mas também tem passagens pela Continental e pela própria Volkswagen. Na marca de Wolfsburg foi, entre 1999 e 2004, chefe de pesquisa e diretor de Estratégia Eletrônica. Entre 2010 e 2012, foi CEO e vice-presidente do grupo Volkswagen China até seguir para os quadros da Opel.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Na China, a Audi está criando uma nova marca chamada...AUDI
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje