Já pensou como seria bom ter ruas sem lombadas? Lá no México elas são chamadas de "tope". E é este o nome dado a um sistema inteligente de controle de velocidade, o "Tope Inteligente". Com o uso de cilindros hidráulicos, um radar de velocidade e um totem de informação, o "Tope" cria ou retrai lombadas dependendo da situação.
Se você está acima da velocidade máxima na via, a lombada, que fica sempre armada, continua da mesma forma. Afinal de contas, este recurso viário é uma forma de reduzir a velocidade. Se você estiver dirigindo dentro do limite, a lombada é retraída e a pista fica plana.
O totem de informação avisa se a lombada será desarmada ou não por meio de uma luz vermelha (armada) ou verde (desativada). O totem também funciona para pedestres pedirem passagem: quando o botão é acionado, ele deixa a lombada armada para permitir uma travessia mais segura. E pode ser usado para fazer publicidade ou passar informações aos motoristas.
A empresa que montou o sistema, chamada Inteligencial Vial, pretende vender a "Tope Inteligente" para governos de todo o mundo. Aqui no Brasil ela provavelmente nem seria necessária. Seja qual for a velocidade em que você se desloque, o asfalto esburacado e irregular será o maior obstáculo a qualquer abuso de velocidade. Ou mesmo a ter um carro...
Fotos: reprodução
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Jim Farley, CEO da Ford, está usando um Xiaomi como carro de uso diário