A revelação oficial do novo Polo 2018 se aproxima rapidamente. No dia 15 de junho, confirmaremos todas as características do novo hatchback compacto da marca, que será lançado no Brasil por volta de outubro. E que já deu as caras por aí praticamente sem camuflagem. A novidade é a Volkswagen está divulgando vídeos do novo carro, quase como uma contagem regressiva para a estreia oficial. O primeiro deles é o que se pode ver aí em cima.
No filme, o que a Volkswagen tenta destacar as qualidades que supostamente definem o modelo. E as cenas, bem na linha do que os departamentos de marketing atualmente acham importante, usam pessoas para dizer que o carro é confiável (reliable, em inglês), seguro (safe) e de alta qualidade (high quality). Em seguida, mostra todas as gerações do Polo, do mais recente ao mais antigo. Em uma velocidade crescente, que nos faz não duvidar de que o de 6ª geração apareça as imagens mais rápidas. Por fim, a marca mostra a silhueta do novo Polo 2018. O que nem seria preciso, considerando que nós já sabemos como ele será.
O segundo filme mostra um roteiro parecido, mas tem a missão única de dizer que ele ficará no topo de seu segmento. O que, na Europa, significa que ele será seguro e bem equipado. Aqui, significa que ele poderá custar os olhos da cara, a não ser que a Volkswagen consiga oferecer um produto também seguro e bem equipado a valores similares aos dos concorrentes. Algo que a empresa tem falhado em oferecer.
O novo Polo terá dimensões muito próximas das do novo Seat Ibiza, modelo com o qual ele compartilha a plataforma MQB-A0, de veículos compactos. Enquanto o espanhol tem 4,05 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,44 m de altura, o alemão terá o mesmo comprimento, 3 cm a menos de largura (1,75 m), 1 cm a mais de altura (1,45 m) e exatamente o mesmo entre-eixos: 2,56 m.
Na Europa, o Polo deve ter também os mesmos motores e transmissões do primo da Seat. Isso inclui o 1.0 TSI, com 90 cv (e movido a GNV), 95 cv ou 115 cv, o novo 1.5 TSI, de 150 cv, e o 1.6 TDI, diesel, com potências de 80 cv, 95 cv e 110 cv. Os câmbios podem ser manual de 5 ou 6 marchas ou o automatizado de dupla embreagem DSG de 7. Por aqui, além do 1.6 MSI, o Polo também deve vir com o 1.0 TSI e com o velho 1.4 TSI, que descobrimos recentemente também ser fabricado no Brasil. Ele serviria a uma bem-vinda versão esportiva do carro.
Fotos: arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens