O futuro SUV compacto da Volkswagen foi pego em testes de rodagem no circuito de Nurburgring, famoso local utilizado pelas montadoras durante o acerto de chassi dos novos carros. Batizado de T-Cross, o utilitário será baseado na nova geração do Polo e será fabricado no Brasil ao lado das versões hatch, sedã e picape.

O modelo já foi flagrado em outras ocasiões com camuflagem bem parecida com a deste protótipo filmado no circuito alemão. Mostrado como conceito numa exótica carroceria conversível de duas portas durante o Salão de São Paulo no ano passado, o modelo final terá carroceria bem mais convencional, com teto rígido fixo e quatro portas. Será a arma da VW para enfrentar Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade...

 

Salão do Automóvel: VW T-Cross Breeze conceitua futuro SUV do Gol

 

Como o novo Polo, o T-Cross vai nascer sobre a versão reduzida da plataforma MQB do Golf, chamada de MQB-A0. O SUV compacto terá uma gama de motores de 3 e 4 cilindros turbinados, incluindo o 1.0 TSI. As versões mais caras terão opção de tração nas quatro rodas, mas a maioria dos modelos terá propulsão apenas nas rodas dianteiras (configuração mais provável para o Brasil).

Durante o recente encontro anual da VW, a companhia mostrou um calendário no qual prevê que o T-Cross será apresentado no começo de 2018, após a estreia global do Polo (junho) e do Virtus (novembro). Vale lembrar que a marca ainda terá mais um SUV abaixo do Tiguan, o T-ROC, que será feito sobre a base do Golf e terá aspecto mais esportivo que o T-Cross.  

Os dois novos "jipinhos" são parte dos anunciados 19 SUVs que a VW terá em sua gama global até o fim de 2025, incluindo um modelo totalmente elétrico, o I.D. Crozz. No Brasil, além do T-Cross para 2019, teremos ainda em 2017 o lançamento da versão alongada do novo Tiguan, batizada da Allspace e já flagrada por aqui.

Vídeo: Carspotter Jeroen

Galeria: Salão do Automóvel: VW T-Cross Breeze conceitua futuro SUV nacional

Envie seu flagra! flagra@motor1.com