O mês de maio, de crescimento em relação a abril, trouxe boas novidades no ranking dos mais vendidos: um novo vice-líder entre os automóveis, o retorno de um compacto ao top 10, um veterano SUV à frente de novatos. Confira todos os detalhes.
Num mês em que o fraco resultado no Latin NCAP ofuscou sua imagem, o Chevrolet Onix não teve impacto negativo na área comercial: com 15.007 emplacamentos, o hatch assegurou quase seis mil unidades de vantagem sobre o rival mais próximo.
E o rival mais próximo, ao contrário dos meses anteriores, não foi o Hyundai HB20 (8.981). Com 9.326 unidades, 40% a mais do que em abril, o Ford Ka subiu para o segundo lugar. O HB20, aliás, por pouco também não perdeu a terceira posição para o Renault Sandero (8.699), quarto colocado pelo terceiro mês seguido.
O VW Gol (8.220), que durante boa parte do mês foi o segundo, caiu para a quinta posição. Vendendo quase 50% a mais nas últimas semanas, o Chevrolet Prisma (6.811) reassumiu a liderança entre os sedãs, à frente do Toyota Corolla (5.553).
Uma das grandes surpresas do mês ficou por conta de um veterano: com 5.482 emplacamentos, o Fiat Uno saltou da 15ª para a 8ª posição e voltou a figurar no top 10 como o modelo mais vendido da marca italiana, logo à frente do Mobi (5.294).
Preferido entre os SUVs/crossovers pelo segundo mês seguido, o Jeep Compass, 10º, venceu o Honda HR-V por apenas 42 unidades (4.450 x 4.408). Às vésperas da apresentação da linha 2018 reestilizada, o Ecosport fez bonito: com 3.096 unidades, o Ford deixou para trás o Jeep Renegade (2.869) e voltou ao top 20 em 17º.
Em seu segundo mês cheio, o Honda WR-V foi superado pelo Fit (2.068 x 1.807). O destaque negativo, novamente, foi o Palio (1.285): em 37º, ele ficou atrás de modelos como Renault Captur (1.404) e Chevrolet Tracker (1.352), este último dobrando os números do mês anterior.
POS. |
MODELO |
MAI 17 |
% TOTAL |
ABR 17 |
% TOTAL |
% VAR. MAI/ABR |
POS. ABR |
1º |
CHEVROLET ONIX |
15.007 |
9,19% |
12.689 |
9,65% |
18,27% |
1º |
2º |
FORD KA |
9.326 |
5,71% |
6.650 |
5,06% |
40,24% |
3º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
8.981 |
5,50% |
7.934 |
6,03% |
13,20% |
2º |
4º |
RENAULT SANDERO |
8.699 |
5,33% |
6.110 |
4,65% |
42,37% |
4º |
5º |
VW GOL |
8.220 |
5,03% |
5.515 |
4,19% |
49,05% |
5º |
6º |
CHEVROLET PRISMA |
6.811 |
4,17% |
4.619 |
3,51% |
47,46% |
7º |
7º |
TOYOTA COROLLA |
5.553 |
3,40% |
4.969 |
3,78% |
11,75% |
6º |
8º |
FIAT UNO |
5.482 |
3,36% |
2.782 |
2,12% |
97,05% |
15º |
9º |
FIAT MOBI |
5.294 |
3,24% |
3.642 |
2,77% |
45,36% |
9º |
10º |
JEEP COMPASS |
4.450 |
2,73% |
3.940 |
3,00% |
12,94% |
8º |
11º |
HONDA HR-V |
4.408 |
2,70% |
3.576 |
2,72% |
23,27% |
10º |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
3.997 |
2,45% |
3.271 |
2,49% |
22,20% |
11º |
13º |
HYUNDAI CRETA |
3.751 |
2,30% |
3.056 |
2,32% |
22,74% |
12º |
14º |
VW UP |
3.532 |
2,16% |
2.673 |
2,03% |
32,14% |
17º |
15º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.501 |
2,14% |
2.920 |
2,22% |
19,90% |
14º |
16º |
VW VOYAGE |
3.117 |
1,91% |
2.934 |
2,23% |
6,24% |
13º |
17º |
FORD ECOSPORT |
3.096 |
1,90% |
2.206 |
1,68% |
40,34% |
21º |
18º |
JEEP RENEGADE |
2.869 |
1,76% |
2.745 |
2,09% |
4,52% |
16º |
19º |
HYUNDAI HB20S |
2.786 |
1,71% |
2.168 |
1,65% |
28,51% |
22º |
20º |
HONDA CIVIC |
2.608 |
1,60% |
2.394 |
1,82% |
8,94% |
19º |
21º |
FORD KA+ |
2.521 |
1,54% |
2.305 |
1,75% |
9,37% |
20º |
22º |
FIAT SIENA |
2.512 |
1,54% |
1.996 |
1,52% |
25,85% |
23º |
23º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2.509 |
1,54% |
2.580 |
1,96% |
-2,75% |
18º |
24º |
CHEVROLET COBALT |
2.310 |
1,41% |
1.758 |
1,34% |
31,40% |
29º |
25º |
HONDA FIT |
2.068 |
1,27% |
1.846 |
1,40% |
12,03% |
26º |
26º |
RENAULT LOGAN |
2.054 |
1,26% |
1.779 |
1,35% |
15,46% |
27º |
27º |
CHEVROLET SPIN |
1.961 |
1,20% |
1.518 |
1,15% |
29,18% |
32º |
28º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.811 |
1,11% |
1.721 |
1,31% |
5,23% |
30º |
29º |
HONDA WR-V |
1.807 |
1,11% |
1.853 |
1,41% |
-2,48% |
25º |
30º |
NISSAN VERSA |
1.699 |
1,04% |
1.178 |
0,90% |
44,23% |
33º |
31º |
NISSAN KICKS |
1.621 |
0,99% |
1.578 |
1,20% |
2,72% |
31º |
32º |
RENAULT DUSTER |
1.574 |
0,96% |
1.900 |
1,44% |
-17,16% |
24º |
33º |
HONDA CITY |
1.564 |
0,96% |
1.073 |
0,82% |
45,76% |
35º |
34º |
RENAULT CAPTUR |
1.404 |
0,86% |
793 |
0,60% |
77,05% |
40º |
35º |
CHEVROLET TRACKER |
1.352 |
0,83% |
675 |
0,51% |
100,30% |
43º |
36º |
FORD FIESTA |
1.301 |
0,80% |
1.174 |
0,89% |
10,82% |
34º |
37º |
FIAT PALIO |
1.285 |
0,79% |
1.759 |
1,34% |
-26,95% |
28º |
38º |
NISSAN MARCH |
1.208 |
0,74% |
1.032 |
0,78% |
17,05% |
36º |
39º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.155 |
0,71% |
978 |
0,74% |
18,10% |
37º |
40º |
CITROËN AIRCROSS |
940 |
0,58% |
579 |
0,44% |
62,35% |
44º |
41º |
PEUGEOT 2008 |
934 |
0,57% |
805 |
0,61% |
16,02% |
39º |
42º |
HYUNDAI IX35 |
886 |
0,54% |
704 |
0,54% |
25,85% |
42º |
43º |
CITROËN C3 |
784 |
0,48% |
737 |
0,56% |
6,38% |
41º |
44º |
PEUGEOT 208 |
743 |
0,46% |
811 |
0,62% |
-8,38% |
38º |
45º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
689 |
0,42% |
535 |
0,41% |
28,79% |
45º |
46º |
VW JETTA |
527 |
0,32% |
504 |
0,38% |
4,56% |
46º |
47º |
FIAT WEEKEND |
515 |
0,32% |
259 |
0,20% |
98,84% |
- |
48º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
467 |
0,29% |
319 |
0,24% |
46,39% |
- |
49º |
FORD FOCUS FASTBACK |
423 |
0,26% |
489 |
0,37% |
-13,50% |
47º |
50º |
FORD FUSION |
420 |
0,26% |
345 |
0,26% |
21,74% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS |
163.294 |
100,00% |
131.507 |
100,00% |
24,17% |
Mantendo o revezamento interno da Fiat pela ponta entre os comerciais leves, em maio a “dona da bola” foi a Strada, com vantagem de aproximadamente 200 unidades sobre a Toro (4.612 x 4.401). A VW Saveiro, com 3.997 unidades, foi a terceira.
Com 3.151 unidades, a Toyota Hilux se manteve à frente da Chevrolet S10 (2.721) – a vantagem se manteve na casa das 400 unidades. Repetindo a sexta posição de abril, a Ford Ranger foi a preferida por 1.268 consumidores, contra 1.005 unidades da Mitsubishi L200 – entre as duas, o Fiat Fiorino emplacou 1.042 unidades.
Mês fraco para a Duster Oroch: com 951 unidades, a picape da Renault foi quem menos cresceu no top 10 e por apenas três unidades não perdeu a nona posição para a VW Amarok (948), em alta de quase 40%.
POS. |
MODELO |
MAI 17 |
% TOTAL |
ABR 17 |
% TOTAL |
% VAR. MAI/ABR |
POS. ABR |
1º |
FIAT STRADA |
4.612 |
17,19% |
3.122 |
14,97% |
47,73% |
2º |
2º |
FIAT TORO |
4.401 |
16,40% |
3.470 |
16,64% |
26,83% |
1º |
3º |
VW SAVEIRO |
3.997 |
14,89% |
2.895 |
13,88% |
38,07% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.151 |
11,74% |
2.515 |
12,06% |
25,29% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.721 |
10,14% |
2.189 |
10,49% |
24,30% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
1.268 |
4,72% |
1.053 |
5,05% |
20,42% |
6º |
7º |
FIAT FIORINO |
1.042 |
3,88% |
776 |
3,72% |
34,28% |
8º |
8º |
MITSUBISHI L200 |
1.005 |
3,74% |
775 |
3,72% |
29,68% |
9º |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
951 |
3,54% |
872 |
4,18% |
9,06% |
7º |
10º |
VW AMAROK |
948 |
3,53% |
679 |
3,26% |
39,62% |
10º |
11º |
CHEVROLET MONTANA |
659 |
2,46% |
631 |
3,03% |
4,44% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
566 |
2,11% |
352 |
1,69% |
60,80% |
13º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
272 |
1,01% |
219 |
1,05% |
24,20% |
14º |
14º |
HYUNDAI HR |
271 |
1,01% |
451 |
2,16% |
-39,91% |
12º |
15º |
FIAT DUCATO |
166 |
0,62% |
121 |
0,58% |
37,19% |
16º |
16º |
IVECO DAILY 3514 |
150 |
0,56% |
141 |
0,68% |
6,38% |
15º |
17º |
KIA K2500 |
90 |
0,34% |
85 |
0,41% |
5,88% |
17º |
18º |
FIAT DOBLÒ |
84 |
0,31% |
84 |
0,40% |
0,00% |
18º |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
83 |
0,31% |
68 |
0,33% |
22,06% |
19º |
20º |
MERCEDES-BENZ VITO |
57 |
0,21% |
32 |
0,15% |
78,13% |
25º |
21º |
RENAULT KANGOO |
47 |
0,18% |
48 |
0,23% |
-2,08% |
22º |
22º |
RAM 2500 |
41 |
0,15% |
41 |
0,20% |
0,00% |
24º |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
38 |
0,14% |
51 |
0,24% |
-25,49% |
21º |
24º |
CITROËN JUMPER |
38 |
0,14% |
45 |
0,22% |
-15,56% |
23º |
25º |
LIFAN FOISON |
38 |
0,14% |
21 |
0,10% |
80,95% |
26º |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
22 |
0,08% |
52 |
0,25% |
-57,69% |
20º |
27º |
HAFEI RUIYI |
14 |
0,05% |
1 |
0,00% |
1300,00% |
43º |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
12 |
0,04% |
13 |
0,06% |
-7,69% |
27º |
29º |
EFFA K01 |
11 |
0,04% |
11 |
0,05% |
0,00% |
28º |
30º |
PEUGEOT BOXER |
9 |
0,03% |
10 |
0,05% |
-10,00% |
29º |
31º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
7 |
0,03% |
2 |
0,01% |
250,00% |
39º |
32º |
FIAT TECFORM |
6 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
5 |
0,02% |
1 |
0,00% |
400,00% |
45º |
34º |
JAC T8 |
4 |
0,01% |
2 |
0,01% |
100,00% |
37º |
35º |
HAFEI TOWNER |
4 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
36º |
EFFA K02 |
4 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
37º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14DT |
4 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
EFFA V21 |
3 |
0,01% |
4 |
0,02% |
-25,00% |
33º |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
3 |
0,01% |
4 |
0,02% |
-25,00% |
34º |
40º |
RELY PICK-UP |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
38º |
41º |
ENGESA EE34 |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
VICR SAVEIRO |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
FOTON AUMARK 3.5 - 12DT |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
IVECO DAILY |
2 |
0,01% |
5 |
0,02% |
-60,00% |
32º |
45º |
EFFA V22 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
36º |
46º |
HAFEI START PICK-UP |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
44º |
47º |
FORD F150 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
HAFEI ZHONGYI VAN |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
DODGE M37 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
FORD F250 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
26.837 |
100,00% |
20.859 |
100,00% |
28,66% |
Fonte: Fenabravebr />Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela