O Model 3 é sem dúvida o modelo mais importante que a Tesla já criou, talvez com exceção do Roadster. Afinal de contas, foi ele que incutiu na cabeça das pessoas a ideia de que um modelo elétrico podia ser rápido e bonito. Tem também o Model S, que provou que a Tesla podia produzir veículos em série. Em outras palavras, o Model 3 é o mais recente de uma série de veículos importantes, um que deixou os fãs da marca ansiosos e os detratores da empresa felizes em dizer que vai colocar a Tesla em sérios riscos. Só um dia comum na vida de Elon Musk. Que também pretende vender o modelo aqui no Brasil, com uma rede própria de distribuição.
Maior aposta da Tesla no futuro, o Model 3 é supostamente o carro que alguém que não tem grana para um Model S, ou um Model X, vai conseguir colocar na garagem. Ele também é a parte final do "Plano Mestre Secreto da Tesla Motors: "Construir um esportivo. Usar os lucros para fazer um elétrico acessível. Usar estes lucros para fazer um elétrico ainda mais barato.".
O Model 3 será o Tesla mais barato, com um preço de US$ 35.000 sem os incentivos que o governo americano concede a elétricos (algo em torno de US$ 7.500). Acontece que, após vender 200 mil veículos, o fabricante perde esse incentivo gradativamente. E a Tesla, até pela natureza de seu negócio, é a empresa para a qual o incentivo vai sumir mais rapidamente. Ainda que a produção do Model 3 só esteja prevista para começar em meados de 2017, a empresa tem mais de 300 mil pedidos para o carro. Em outras palavras, se você encomendar o seu agora nos EUA, não vai colocar as mãos nele até meados de 2018. E vai pagar algo próximo do preço de tabela. Não sabemos exatamente quanto, já que o incentivo é gradativamente retirado, como já falamos. Primeiro, para 50% do que era, ao atingir as 200 mil unidades, depois para 25%, quando as vendas passam de 250 mil carros.
Essa é uma das últimas dúvidas em torno do Model 3. Ele foi apresentado, como protótipo, com um interior provisório. Agora, a Tesla diz que ele terá uma tela central de 15", sensível ao toque, que reunirá todos os comandos e informações do carro. O Model S e o Model X trazem uma tela que faz o papel de quadro de instrumentos e uma touchscreen de 17".
A tela do Model 3 deverá ser flutuante, como se pode ver na imagem abaixo, ao contrário da montada no painel dos outros modelos. Pode ser arriscado eliminar deste modo os instrumentos convencionais, mas é o que empresas vanguardistas fazem: quebrar paradigmas.
A Tesla divulgou uma ficha técnica preliminar para o Model 3, mais como uma forma de encorajar a compra do Model S do que de esperar pelo Model 3 por um ano inteiro. Não emitir poluentes é só o começo do que torna o Model 3 interessante. Ele vai de 0 a 96 km/h em 5,6 segundos, tem uma autonomia de 350 km, cerca de 100 configurações possíveis, um teto de vidro opcional e rodas de liga leve de aro 18" ou 19". Ao contrário do Model S ou do X, os motoristas do Model 3 terão de pagar para usar a rede de recarga rápida da marca, os Superchargers, que estão se espalhando pelos EUA rapidamente.
O Model 3 também terá "plena capacidade autônoma", o que provavelmente quer dizer que você poderá ligar o sistema Autopilot no modelo. Por um extra.
Se você mora nos EUA, já pode reservar o seu, mas não vai recebê-lo antes de meados de 2018, como já dissemos. Afinal, já há algumas centenas de milhares pessoas à sua frente, que inclusive já fizeram reservas em dinheiro pelo Model 3. Nada mais justo do que eles receberem o carro antes de você. Nenhum outro fabricante, de elétricos ou de carros convencionais, experimentou uma procura tão grande por um modelo na história. Especialmente de um que nem estava à venda na época das reservas. E pode haver problemas ao longo das entregas. Por isso a Tesla gostaria que você considerasse também o Model S, se puder pagar por ele.
Ao Brasil, o modelo só deve chegar quando as encomendas nos EUA e em outros países que também já vendem modelos da marca regularmente tiverem sido atendidos. A depender da receptividade do carro, isso pode ir além de meados de 2018. Nós apostaríamos em algo em torno de 2020, com a construção de novas Gigafactories capazes de entregar as baterias necessárias para tantos carros.
Um porta-malas. O Model 3 tem capacidade para 142 litros de bagagem na frente e 396 litros atrás.
Se você achou que estávamos falando da motorização, ela não está sob o capô, mas nos eixos. O padrão é tração traseira, mas o Model 3 terá a opção de tração nas quatro rodas, com baterias de 75 kWh.
A fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia, já recebeu as atualizações necessárias para fazer o Model 3. São novos robôs, um monte de contratações e até algumas tretas com o UAW, o poderoso sindicato dos metalúrgicos dos EUA. Tempos ocupados, mas nem poderia ser diferente: fazer seu primeiro carro de grandes volumes deve ser algo realmente trabalhoso. Ainda mais um cercado de tanta expectativa.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
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