Problemas envolvendo o funcionamento do câmbio automatizado PowerShift rendem dores de cabeça para a Ford não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos. Conforme relata a agência de notícias Automotive News, donos de modelos Fiesta e Focus equipados com a polêmica transmissão estão processando a fabricante em um tribunal norte-americano, alegando mau funcionamento do componente. A ação é baseada em reclamações relatadas por mais de 7 mil proprietários.
De acordo com a publicação, as principais queixas se concentram nos modelos Fiesta 2011-2016 e Focus 2012-2016. Proprietários relatam que, em várias situações, o câmbio apresenta problemas como deslizamento, aceleração repentina ou tardia, desgaste prematuro de alguns componentes e inconsistências nas trocas de marchas. Acidentes envolvendo esses defeitos, porém, não foram relacionados.
"A Ford deve ser responsabilizada pelos defeitos de projeto e fabricação da transmissão PowerShift, algo que comprometeu a segurança dos veículos e dos proprietários, além de causar perdas significativas no valor do veículo, confiabilidade e tempo", diz um dos advogados que representam os proprietários. A ação pede ressarcimentos pelos prejuízos causados, em valor calculado de acordo com cada caso.
Oficialmente a Ford preferiu não comentar o caso, mas nos bastidores é certo que a marca reconhece os problemas. Tanto é que boletins técnicos divulgados internamente desde 2011 alertam para o surgimento destes defeitos. Coincidência ou não, modelos equipados com o PowerShift tiveram a garantia de fábrica ampliada de 5 anos ou 96 mil km para 7 anos ou 160 mil km. No Brasil, a Ford esticou a garantia do câmbio para 10 anos ou 240 mil km, o que vier primeiro.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv