Quem viveu os anos 1990 sabe que houve um modelo alemão que rivalizava com Ferrari nas ruas. Ele tinha faróis escamoteáveis, uma linha aerodinâmica, suave, agressiva e elegante ao mesmo tempo. E quem o via de traseira, com seus pneus enormes, ou tinha a chance de ouvir o ronco de seu V12, sabia que ele não era só um rostinho bonito. Estamos falando do BMW Série 8, que saiu de linha sem deixar sucessor. Pelo menos até esta quinta (25), quando a marca alemã revelou no Concorso d'Eleganza Villa d'Este, na Itália, a versão conceitual de seu novo topo de linha.
A versão conceitual é apenas uma forma de ir dizendo que o carro chegará em breve, provavelmente em 2018. Construído sobre a nova plataforma CLAR (de Cluster Architecture), ele continua a ser um cupê de respeito. Ainda não sabemos se ele terá o V12 6.6 que equipa o Série 7, mas isso é bem provável. A não ser que a marca prefira um V8 e alguma solução híbrida para manter os níveis de emissõs tão baixos quanto possível. De todo modo, o 12 canecos não é mais naturalmente aspirado: é biturbo, o que o ajuda a render 609 cv e 81,6 kgfm. Para a transmissão, apostamos no automático de 8 marchas da ZF. O modelo já havia aparecido por fotos vazadas, divulgadas pelo site Autotijd.be, que podem ser vistas abaixo.
Não se pode negar que ele é bonito, mas o Série 8 original era mais elegante e imponente. Isso talvez mude com a versão de produção do cupê, ainda que essa possibilidade seja remota. O máximo que deve acontecer será a substituição dos exíguos retrovisores.
As saídas de escape também devem mudar, assim como elementos do interior, como o volante moderno, mas pouco funcional, que se pode ver na imagem acima. O interior do Série 8, aliás, mostra o quanto o conceito está próximo da produção em série. Tirando o volante, ele é inegavelmente comum, apesar de sofisticado e de bom gosto.
A BMW não forneceu nenhuma informação técnica sobre o modelo a não ser que suas belas rodas são de aro 21". A marca, com razão, esconde o ouro, mas esteja certo de que muito do que já adiantamos sobre ele será confirmado pelo modelo final. Enquanto ele não chega, aprecie as fotos do novo BMW topo de linha.
Fotos: divulgação e Autotijd.be
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares