Após a divulgação de uma série de teasers e imagens de protótipos camuflados, a Skoda finalmente oficializa a apresentação do inédito Karoq 2018, seu mais novo SUV. Anunciado como sucessor do Yeti, o modelo chega com a missão de representar a marca em um dos mais concorridos segmento do mercado, sendo posicionado logo abaixo do Kodiaq. É produzido sobre a plataforma modular MQB e, portanto, primo legítimo do Volkswagen Tiguan e do Seat Ateca.
Com visual inegavelmente inspirado no Kodiaq, o Karoq mede 4,38 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,60 m de altura, com entre-eixos de 2,63 metros. De acordo com dados de fábrica, são 521 litros de espaço para bagagens no porta-malas, com possibilidade de ampliação para 1.630 litros com bancos traseiros rebatidos ou ainda 1.810 litros com os referidos assentos inteiramente removidos - recurso oferecido pelo sistema VarioFlex.
No interior, o desenho novamente remete ao irmão de sete lugares, com destaque para a ampla oferta de porta objetos e recursos de conectividade. Entre os equipamentos, a Skoda enumera quadro de instrumentos completamente digital com elementos personalizáveis, iluminação interna de LEDs, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, internet 4G LTE e o sistema Phonebox, que carrega smartphones por indução.
Na mecânica, motores e transmissões são comuns aos primos da Volkswagen e da Seat. A gasolina, o destaca fica por conta dos propulsores 1.0 TSI de 115 cv e 1.5 TSI de 150 cv. A diesel, as opções são um 1.6 e um 2.0, ambos da família TDI. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático DSG de 7. Tração integral será oferecida nas versões mais caras.
A promessa da marca é colocar a novidade à venda no segundo semestre deste ano, começando pela Europa. Para os próximos anos a meta é ampliar a família com o lançamento de um modelo ainda menor, neste caso irmão do Seat Arona e do futuro Volkswagen T-Cross (SUV do Polo que virá ao Brasil).
Fotos: Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Skoda Kylaq: primo do Volkswagen A0-SUV revela design em novas imagens
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: Skoda prepara SUV de entrada que será sucessor do Gol no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Skoda seguirá produzindo motores a gasolina e isso é bom para o Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
SUV sucessor do VW Gol ganha teaser na versão da Skoda e estreia em 2025