O design da nova geração do VW Polo deixou de ser segredo na semana passada, quando o Motor1 mostrou o flagra da agência Automedia, que surpreendeu o hatch na Alemanha sem quase nenhum disfarce. Mas nada como ter contato com o modelo, observar seu porte ao vivo e, o melhor, ver o quanto ele anda em fuga!
Foi o que fizemos nesta segunda-feira (15) quando trafegávamos na Via Anchieta nas proximidades da fábrica da VW, em São Bernardo do Campo (SP). Estávamos em dois carros quando um Polo, ainda bem camuflado, ficou entre nós. Ao perceber que saquei o celular, no entanto, o motorista da VW resolveu dificultar as coisas e acelerou. Fomos atrás, ou pelo menos tentamos...
Pelo pique que o hatch ganhou velocidade, creio se tratar de uma unidade com o motor 1.0 TSI (turbo e injeção direta), que ainda não sabemos se utilizará a versão do up! (com 105 cv) ou do Golf (125 cv), ou ainda uma intermediária, de 115 cv, como será ofertada na Europa. Além do 1.0 TSI, também é esperada uma versão esportiva com o 1.4 TSI de 150 cv, ainda mais agora que este motor também passou a ser produzido no Brasil. O 1.6 MSI pode ser uma alternativa para os modelos de entrada, mas ainda não há nada certo a respeito disso.
Com lançamento europeu esperado para junho, pouca coisa oficial foi divulgada até agora. É o caso das medidas do novo hatch: 4.053 mm de comprimento, 1.751 mm de largura, 1.446 mm de altura e 2.564 mm de entre-eixos - valores muito próximos aos do novo Seat Ibiza, que compartilha com o Polo a plataforma MQB-A0 (versão reduzida da base do Golf). Ao vivo, ele surpreende pela largura quase de Golf. Alguns poucos jornalistas europeus que tiveram acesso ao Polo 2018 garantiram que o espaço interno é dos melhores da classe, bem como o porta-malas, na casa dos 350 litros - veja o que eles acharam do restante.
No Brasil, a produção começará entre o fim de julho e o início de agosto, com o lançamento ocorrendo entre outubro e novembro. Depois dele virão o sedã Virtus, o SUV compacto T-Cross e uma picape aos moldes da Renault Oroch - todos com produção nacional até 2020, no mais tardar.
Uma das dúvidas que paira sobre a versão brasileira do Polo é a respeito da transmissão automática que a VW vai utilizar em conjunto com o motor 1.0 TSI - a caixa automatizada DSG de dupla embreagem usada na Europa ou a automática convencional Tiptronic que equipa o Golf nacional. Nós apostamos na segunda opção, mesmo torcendo pela primeira...
Fotos: autor e Automedia
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