A Porsche comemora nesta semana um feito histórico alcançado por um de deus modelos mais emblemáticos: o 911. Após 54 anos de produção, sai da linha de montagem na fábrica de Zuffenhausen, na Alemanha, o icônico exemplar de número 1 milhão do esportivo. Trata-se de uma unidade da versão Carrera S, pintada em um chamativo tom de verde e carregada de símbolos exclusivos, como a plaqueta que identifica o feito alcançado.
Embora não seja o carro mais vendido da marca (posto perdido para os SUVs Cayenne e Macan), o 911 é considerado o mais importante e estratégico produto do portfólio. "É uma enorme contribuição para manter a posição da Porsche como uma das mais rentáveis fabricantes de automóveis no mundo", disse um porta-voz.
Orgulhosamente, a Porsche diz que, apesar das mais de 5 décadas de história, o 911 ainda tem 70% de suas unidades rodando, em pleno estado de conservação - ou seja, há mais de 700 mil exemplares rodando mundo afora. "Isso só é possível graças à qualidade lendária do modelo, que pode ser consistentemente encontrado no topo da classificação de qualidade", afirma a empresa.
O exemplar de número 1 milhão não será vendido e, antes de passar a integrar o acervo de modelos clássicos do museu da Porsche, fará uma turnê que percorrerá a Escócia, a própria Alemanha, os Estados Unidos e a China.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Aos 25 anos, Porsche 911 GT3 2025 chega mais potente e caro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Porsche 911 Turbo celebra 50 anos com série especial e numerada