Latin NCAP - Chevrolet Onix leva zero por testes de impacto lateral
Carro mais vendido do Brasil não levou nenhuma estrela por conta de impacto lateral
Principal órgão avaliador da segurança dos carros vendidos na América Latina e no Caribe, o Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira (11) os principais resultados de uma nova bateria de testes. Nesta fase, o principal avaliado foi o Chevrolet Onix, recentemente reestilizado e detentor do título de carro mais vendido do Brasil. O compacto foi submetido às provas de impacto lateral (obrigatórias desde o protocolo de 2016) e registrou o decepcionante resultado de zero estrela para adultos e apenas 3 para crianças.
Conforme detalha o relatório, as principais críticas se concentram no baixíssimo desempenho estrutural do carro. "O Onix mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura", diz a avaliação. Houve um grande deslocamento (penetração) do pilar B, dentro do compartimento do passageiro. Há menção ainda à ausência de dispositivos de absorção de energia e a constatação de que o modelo não passaria nos requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95).
Na comparação com Fiat Palio e Peugeot 208, já avaliados com base neste novo protocolo, o Onix se mostrou pior. Algo surpreendente, considerando que o 208 não tem barras de proteção laterais, item que tanto o Chevrolet quanto o Fiat trazem. A intrusão na cabine foi significativamente maior que nos outros dois modelos comparados. A entidade ressalta ainda que a estrutura é tão frágil que, mesmo se fossem incluídos airbags laterais, o resultado seria igualmente precário.
Durante o teste com o Onix, a porta traseira também abriu, com sério risco à segurança das crianças. Além disso, o modelo oferece apenas um cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira e não fornece ancoragens ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis. No geral, porém, a proteção para o passageiro infantil no impacto foi considerada aceitável.
A última vez em que o Onix foi avaliado foi em 2014, ainda sob o antigo protocolo, com classificação de 3 estrelas para proteção de adultos em impacto frontal.
"O Latin NCAP está muito decepcionado com o resultado do Onix. A General Motors estabelece que o Onix é baseado numa plataforma global. No entanto, a versão avaliada pelo Latin NCAP não seria aprovada pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214) aplicadas na Europa e nos Estados Unidos respectivamente. Por que deveria se permitir à GM oferecer na América Latina esse carro com padrões inferiores aos exigidos? Isso mostra claramente o motivo pelo qual é solicitado, de forma urgente, parar com este inaceitável duplo padrão”, disse o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.
Kia Rio
Vendido em países vizinhos do Brasil, o Kia Rio Sedan também foi avaliado. Importado da Coreia do Sul e testado em uma versão que não oferece nem mesmo airbags frontais, que não poderia ser vendida no Brasil, o compacto ficou com zero estrela para a proteção do passageiro adulto e uma estrela em relação à proteção do ocupante infantil. Apesar disso, o carro proporciona estrutura estável na colisão frontal e bom desenvolvimento estrutural para o impacto lateral.
Em nota, a Kia prometeu equipar o modelo, assim como o Picanto, com pelo menos um airbag em toda a America Latina.
Fotos: divulgação Latin NCAP
Galeria: Chevrolet Onix e Kia Rio - Latin NCAP
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