Existem flagrantes em que é preciso procurar os elementos do design final do carro para poder descrevê-los. Mas este deve ser o primeiro caso em que o que procuramos são as camuflagens, de tão boas que são as fotos mais recentes do novo VW Polo 2018. O hatchback compacto premium foi fotografado praticamente sem disfarces na Europa. Agora, só falta confirmarmos motores, transmissões e preços. E, claro, dar uma voltinha no que promete ser o melhor compacto que a VW já produziu.
Não se pode negar que os "efeitos especiais" da Volkswagen são muito bem feitos. Nem que eles se valem de algo que já criticamos por aqui: o exagero no family face. Note que, na traseira, os adesivos tentam fazer as novas lanternas do Polo se parecerem com as do modelo atual.
Mas elas são bem diferentes: invadem mais as laterais e são mais horizontais, avançando também para a tampa traseira, algo que podemos ver bem no flagrante sul-africano do carro.
A intenção, provavelmente, foi fazer a nova geração se parecer com a atual para realizar testes sem chamar a atenção. Sorte que nossos fotógrafos não se deixaram convencer pelos "véus" e "sentaram o dedo" na câmera. Temos, ao todo, 24 imagens do novo carro, que você pode conferir na galeria ao final da reportagem.
Outros elementos de disfarce foram usados pela Volkswagen nos faróis, com uma fita preta, e no vinco lateral, que tem uma outra fita em toda a sua extensão. Provavelmente para esconder ainda mais um dos elementos que devem ser dos mais distintivos do novo carro.
Veja o quanto o carro parece baixo, largo e bem assentado, com uma linha de cintura alta. É um perfil para lá de esportivo, que a Volkswagen deve tentar reforçar mesmo nas versões mais simples, com os motores 1.6 MSI. Isso aqui no Brasil, já que, na Europa, todos os motores do modelo deverão ser turbinados.
Arriscamos dizer que o novo Polo terá dimensões muito próximas das do novo Seat Ibiza, modelo com o qual ele compartilha a plataforma MQB-A0, de veículos compactos. O entre-eixos é certeza: 2,56 m. As outras medidas do Ibiza são 4,05 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,44 m de altura. O Polo deve apresentar leves variações em relação a elas. Inclusive quanto ao porta-malas, que é de 355 litros no modelo espanhol.
Na Europa, o Polo deve ter também os mesmos motores e transmissões. Isso inclui o 1.0 TSI, com 90 cv (e movido a GNV), 95 cv ou 115 cv, o novo 1.5 TSI, de 150 cv, e o 1.6 TDI, diesel, com potências de 80 cv, 95 cv e 110 cv. Os câmbios podem ser manual de 5 ou 6 marchas ou o automatizado de dupla embreagem DSG de 7. Por aqui, além do 1.6 MSI, o Polo também deve vir com o 1.0 TSI e com o velho 1.4 TSI, que descobrimos recentemente também ser fabricado no Brasil.
Na Europa, o SOP (Start of Production), ou início de produção, acontecerá em junho. E aqui surge mais uma polêmica sobre o carro. O presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, David Powels, diz que o Polo chega aqui antes de sua versão sedã, o Virtus. Seu chefe, Herbert Diess, disse que é o sedã que chega primeiro. A imagem acima, divulgada em uma reunião mundial da Volkswagen, confirma Diess, mostrando que, aqui na nossa região, tratada como SAM (South American Market, provavelmente), é o Virtus que começa a ser produzido primeiro, mais precisamente em novembro.
Mas conseguimos esclarecer o caso: a produção do Polo no Brasil não entrou na apresentação internacional porque ela se concentrou nas estreias mundiais (o up! brasileiro entrou nisso porque é muito diferente do europeu). Ela deve começar entre o final de julho e o começo de agosto. As vendas se iniciam por volta de outubro. Novembro no mais tardar. Se chegar a bom preço, o Polo terá grandes chances de encantar a clientela. Ficou bacana!
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025