Foi a Volkswagen que disse: o novo Polo chega ao Brasil no segundo semestre deste ano. O novo carro mundial até já roda nas proximidades da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em plena luz do dia. Este flagra, enviado para nós por um leitor (que prefere não se identificar), mostra uma unidade com menos camuflagem que as anteriores, mas ainda escondendo bastante. 

Leia também:

Em uma reunião global, a Volkswagen já confirmou o inicio da produção do Polo para junho no exterior. Por aqui, ela deveria acontecer em seguida. Se antes a aposta era que ele substituiria o Gol, o boato caiu e o Polo voltará a ser um modelo abaixo do Golf, como já aconteceu no Brasil de 2002 a 2014. 

 

2018 VW Polo teaser

 

Segundo David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, caberá ao Polo ser o primeiro modelo com a plataforma MQB-A0 no Brasil. Mas não é isso que se vê na apresentação revelada pela Volkswagen recentemente.

 

Volkswagen product roadmap for 2017

 

Note que a produção do Polo no Brasil não aparece. Só na Europa (EU). Quem surge ali para nosso mercado (SAM, provavelmente algo como South American Markets) são o up! reestilizado e o Virtus, algo que talvez contradiga o presidente da Volkswagen do Brasil quanto aos prazos.

Segundo ele, o Polo abriria caminho ao Virtus, o novo Polo Sedan, que tem a missão de recuperar um mercado perdido pelo Voyage e que concorrerá, por exemplo, com Honda City. Ainda não há informações sobre seu local de produção (São Paulo ou Paraná), mas ela começa por aqui começa em novembro, também de acordo com os dados da reunião global (veja acima).

Algumas publicações europeias já rodaram com o hatchback, ainda camuflado. A impressão é que ele trará muito do Golf, principalmente em qualidade de rodagem e construção. Ele usará o 1.0 TSI, provavelmente com a calibração do Golf (até 125 cv) e o 1.6 de até 120 cv nas versões de entrada.

Colaborou Gustavo Henrique Ruffo

Fotos: divulgação

Galeria: Flagra - VW Polo em São Bernardo do Campo (SP)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com