Briga em casa - Honda City EXL CVT x WR-V EXL CVT
Veja a análise comparativa entre o sedã e o novato derivado do Fit
Depois do Briga em casa entre o Chevrolet Spin e o Cobalt na semana passada, voltamos com mais um embate entre dois modelos da Honda. Se a primeira "briga" foi entre o novo Civic e o HR-V, agora descemos um degrau e colocamos no páreo o City e o novato WR-V. Sedã e hatch aventureiro (ou SUV, como a marca prefere chamar), ambos compartilham a plataforma, conjunto mecânico e muitos componentes, mas as propostas são completamente diferentes. Veja a nossa análise com os prós e contras que podem influenciar o momento da compra.
Compre um City se...
- prefere mais equipamentos: ambos estão em suas versões de topo, então o pacote é bem completo e conta com direção elétrica, sistema multimídia com GPS, wi-fi e tela de 7", câmera auxiliar traseira, controle de cruzeiro, faróis de neblina, Isofix e seis airbags, mas somente o sedã possui ar condicionado automático e descansa braço dianteiro e traseiro;
- prefere melhor dirigibilidade: mais baixo e com melhor aerodinâmica, o City tende a agradar mais ao volante, principalmente na estrada, em que pese a leveza da direção elétrica em altas velocidades;
- prefere maior porta-malas: embora não tenha a versatilidade do modelo derivado do Fit, o sedã tem um porta-malas mais amplo: são 536 litros contra 363 litros.
- prefere menor consumo: ponto fraco do WR-V, o consumo sequer chegou aos 10 km/l na estrada com etanol. O City não chega a ser uma referência nesse quesito, mas gastou menos que o crossover, e por uma margem razoável.
Compre um WR-V se...
- prefere suspensão mais robusta: principal destaque do WR-V, a suspensão foi extensamente modificada em relação ao Fit, recebendo novos braços, buchas, molas, amortecedores, barra estabilizadora mais grossa, bitola mais larga e eixo de torção emprestado HR-V. Isso resultou numa rodagem mais confortável e ao mesmo tempo com melhor filtragem de imperfeições do piso em relação a dupla Fit/City;
- prefere melhor visibilidade: com maior altura de rodagem, banco do motorista mais elevado e boa área envidraçada, o WR-V desfruta de melhor visibilidade que o sedã;
- prefere mais versatilidade: embora tenha um porta-malas com capacidade inferior ao do City, o crossover dá o troco com o sistema de rebatimento dos bancos Ultra Seat e melhor acesso para grandes volumes, graças ao formato da carroceria.
Conclusão:
Quem valoriza mais desempenho, menor consumo e um interior com aspecto um pouco mais atraente, vai preferir o City, que também pode agradar por seu visual externo. Por outro lado, o WR-V é a principal novidade da marca e aposta num segmento que ainda tem muita lenha para queimar. Sua principal vantagem está na suspensão bem trabalhada, conforto de rodagem e versatilidade. Ambos custam caro frente aos seus principais rivais, mas são carros bem aceitos no mercado, principalmente pela fama na qualidade de construção, pós-venda e confiança na marca.
Fichas técnicas:
Honda City EXL CVT | Honda WR-V EXL CVT | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.497 cm³, 16 válvulas, comando simples variável na admissão, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.497 cm³, 16 válvulas, comando simples variável na admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 115 cv/116 cv a 6.000 rpm; 15,2/15,3 kgfm a 4.800 rpm | 115 cv/116 cv a 6.000 rpm; 15,2/15,3 kgfm a 4.800 rpm |
TRANSMISSÃO | automático do tipo CVT | automático do tipo CVT |
DIREÇÃO | assistência elétrica | assistência elétrica |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 16" com pneus 185/55 R16 | liga-leve aro 16" com pneus 185/55 R16 |
PESO | 1.137 kg | 1.149 kg |
PORTA-MALAS | 536 litros | 363 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.455 mm, largura 1.695 mm, altura 1.485 mm, distância entre-eixos 2.600 mm | comprimento 4.000 mm, largura 1.734 mm, altura 1.574 mm, entre-eixos 2.555 mm |
PREÇO | R$ 81.400 | R$ 83.400 |
Desempenho - medições Motor1
Aceleração | Honda City EXL CVT | Honda WR-V EXL CVT |
0 a 60 km/h | 5,1 s | 5,6 s |
0 a 80 km/h | 7,5 s | 8,3 s |
0 a 100 km/h | 10,7 s | 11,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | 8,3 s | 9,2 s |
80 a 120 km/h (4a.) | 7,6 s | 8,8 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 38,8 m | 41,9 m |
80 km/h a 0 | 24,3 m | 26,9 m |
60 km/h a 0 | 13,7 m | 15,1 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 8,2 km/l | 7,4 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 10,8 km/l | 9,7 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
Galeria: Briga em Casa - Honda City EXL x WR-V EXL
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