Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil (pelo Conpet)

Programa de eficiência energética divulgou em 27 de abril os modelos que menos consomem

Toyota Prius 2016 Toyota Prius 2016

No último dia 27 de abril, o Conpet, o programa brasileiro de eficiência energética para automóveis, divulgou quais são os modelos mais econômicos do mercado brasileiro. Como são vários modelos, fizemos não apenas um ranking, o dos modelos que menos consomem combustível no geral, mas também quem se dá melhor com gasolina ou com etanol tanto na cidade quanto na estrada. Sempre de acordo com o Conpet. 

 

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Por conta da variedade de opções de motorização, ficaria difícil apontar qual é o modelo que menos consome sob critérios comuns. A forma mais efetiva de verificar eficiência é, portanto, recorrer a uma medição que o próprio Conpet faz, mas à qual quase ninguém presta atenção: o consumo energético, medido em MJ/km. É ele também o critério de desempate entre modelos com o mesmo consumo. Quanto mais baixo ele é, melhor. Confira os rankings abaixo. E lembre-se deles quando quiser economizar no posto de combustível.

Os 10 mais na estrada, com gasolina

 

 

  Marca Modelo Motor Transmissão Ar-Cond. Direção Assistida Comb. Cidade E (km/l) Estrada E (km/l) Cidade G/D (km/l) Estrada G/D (km/l) Consumo Energético (MJ/km)
TOYOTA Prius 1.8-16V CVT S E G 18,9 17 1,15
PEUGEOT 208 1.2-12V M-5 S E F 10,9 11,7 15,1 16,9 1,32
CITROEN C3 1.2-12V M-5 S E F 10,6 11,3 14,8 16,6 1,35
VOLKSWAGEN up! TSI 1.0-12V M-5 S E F 9,6 11,1 13,8 16,1 1,44
VOLVO XC90 T8 2.0-16V A-8 S E G 15,3 15,8 1,36
VOLKSWAGEN up! 1.0-12V MTA-5 S E F 9,4 10,6 14 15,8 1,47
CHEVROLET Novo Prisma 1.0-8V M-6 S E F 8,9 10,8 13,1 15,8 1,52
FORD KA (5 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,2 10,8 13,5 15,7 1,49
CHEVROLET Prisma Joy 1.0-8V M-6 S E F 8,7 10,9 12,9 15,6 1,54
10º CHEVROLET Novo Prisma 1.4-8V M-6 S E F 8,8 10,7 12,9 15,4 1,55

O Toyota Prius contrariou a máxima de que híbridos só são bons na cidade e emplacou o melhor consumo também na estrada. Se usasse motor flex, talvez também conseguisse ficar na frente com etanol. Sem surpresa, os demais lugares ficaram com motores 1.0 de três cilindros, como o 1.0 TSI, da VW, e o 1.2 Pure Tech, da PSA. Menção honrosa para os 1.0 e 1.4 da GM, tirando leite de pedra até a chegada dos motores de três cilindros da empresa.

Os 10 mais na cidade, com gasolina

 

 

  Marca Modelo Motor Transmissão Ar Cond. Direção Assistida Combustível Cidade E (km/l) Estrada E (km/l) Cidade G/D (km/l) Estrada G/D (km/l) Consumo Energético (MJ/km)
TOYOTA Prius 1.8-16V CVT S E G 18,9 17 1,15
FORD Fusion 2.0-16V CVT S E G 16,8 15,1 1,31
LEXUS CT200H 1.8-16V CVT S E G 15,7 14,2 1,41
VOLVO XC90 T8 2.0-16V A-8 S E G 15,3 15,8 1,36
PEUGEOT 208 1.2-12V M-5 S E F 10,9 11,7 15,1 16,9 1,32
CITROEN C3 1.2-12V M-5 S E F 10,6 11,3 14,8 16,6 1,35
RENAULT Sandero 1.0-12V M-5 S E-H F 9,5 9,6 14,2 14,1 1,52
VOLKSWAGEN up! 1.0-12V MTA-5 S E F 9,4 10,6 14 15,8 1,47
VOLKSWAGEN up! TSI 1.0-12V M-5 S E F 9,6 11,1 13,8 16,1 1,44
10º RENAULT Logan 1.0-12V M-5 S E-H F 9,4 10 13,8 14,5 1,52

Se na estrada ir bem é exceção, na cidade é regra os híbridos serem superiores aos demais modelos. Basta ver que todos os primeiros colocados movidos a gasolina contam com o sistema que une motores elétricos aos de combustão interna. Pena ele estar ainda reservado a modelos (bem) acima dos R$ 100 mil no Brasil.

Os 10 mais na estrada, com etanol

 

 

Posição Marca Modelo Motor Transmissão Ar Cond. Direção Assistida Combustível Cidade E (km/l) Estrada E (km/l) Cidade G/D (km/l) Estrada G/D (km/l) Consumo Energético (MJ/km)
PEUGEOT 208 1.2-12V M-5 S E F 10,9 11,7 15,1 16,9 1,32
CITROEN C3 1.2-12V M-5 S E F 10,6 11,3 14,8 16,6 1,35
VOLKSWAGEN up! TSI 1.0-12V M-5 S E F 9,6 11,1 13,8 16,1 1,44
CHEVROLET Prisma Joy 1.0-8V M-6 S E F 8,7 10,9 12,9 15,6 1,54
FORD KA (5 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,2 10,8 13,5 15,7 1,49
CHEVROLET Novo Prisma 1.0-8V M-6 S E F 8,9 10,8 13,1 15,8 1,52
FORD KA+ (4 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,3 10,7 13,2 15,3 1,51
VOLKSWAGEN Voyage 1.0-12V M-5 S H F 8,9 10,7 13,1 15,3 1,53
CHEVROLET Novo Prisma 1.4-8V M-6 S E F 8,8 10,7 12,9 15,4 1,55
10º VOLKSWAGEN up! 1.0-12V MTA-5 S E F 9,4 10,6 14 15,8 1,47

Vitória absoluta do motor Pure Tech 1.2, nos dois modelos que ele equipa: o 208 e o C3. A PSA acertou a mão no desenvolvimento deste motor. Só lamentamos que o 208 não tenha barras de proteção laterais, o que o torna bom de consumo, mas ruim de segurança. O problema talvez também afete o C3.

Os 10 mais na cidade, com etanol

 

 

  Marca Modelo Motor Transmissão Ar Cond. Direção Assistida Combustível Cidade E (km/l) Estrada E (km/l) Cidade G/D (km/l) Estrada G/D (km/l) Consumo Energético (MJ/km)
PEUGEOT 208 1.2-12V M-5 S E F 10,9 11,7 15,1 16,9 1,32
CITROEN C3 1.2-12V M-5 S E F 10,6 11,3 14,8 16,6 1,35
VOLKSWAGEN up! TSI 1.0-12V M-5 S E F 9,6 11,1 13,8 16,1 1,44
VOLKSWAGEN up! 1.0-12V M-5 S E F 9,5 10,3 13,7 14,8 1,5
RENAULT Sandero 1.0-12V M-5 S E-H F 9,5 9,6 14,2 14,1 1,52
VOLKSWAGEN up! 1.0-12V MTA-5 S E F 9,4 10,6 14 15,8 1,47
RENAULT Logan 1.0-12V M-5 S E-H F 9,4 10 13,8 14,5 1,52
FORD KA+ (4 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,3 10,7 13,2 15,3 1,51
FIAT Novo Uno 1.3-8V MTA-5 S H F 9,3 10,1 13,2 13,7 1,57
10º FORD KA (5 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,2 10,8 13,5 15,7 1,49

Aqui de novo o 1.2 Pure Tech ficou à frente do 1.0 TSI da Volkswagen, o que confirma o quanto os motores franceses se dão bem com o combustível vegetal. Fora os VW, quem também aparece alto por aqui é o 1.0 de 3 cilindros da Renault, o SCe. O único 4-cilindros a dar o ar de sua graça por aqui é o 1.3 FireFly, da Fiat, um atestado do bom trabalho da engenharia da FCA no motor modular.

Os 10 campeões de consumo baixo

 

 

  Marca Modelo Motor Transmissão Ar Cond. Direção Assistida Combustível Cidade E (km/l) Estrada E (km/l) Cidade G/D (km/l) Estrada G/D (km/l) Consumo Energético (MJ/km)
TOYOTA Prius 1.8-16V CVT S E G 18,9 17 1,15
FORD Fusion 2.0-16V CVT S E G 16,8 15,1 1,31
PEUGEOT 208 1.2-12V M-5 S E F 10,9 11,7 15,1 16,9 1,32
CITROEN C3 1.2-12V M-5 S E F 10,6 11,3 14,8 16,6 1,35
VOLVO XC90 T8 2.0-16V A-8 S E G 15,3 15,8 1,36
LEXUS CT200H 1.8-16V CVT S E G 15,7 14,2 1,41
VOLKSWAGEN up! TSI 1.0-12V M-5 S E F 9,6 11,1 13,8 16,1 1,44
VOLKSWAGEN up! 1.0-12V MTA-5 S E F 9,4 10,6 14 15,8 1,47
FORD KA (5 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,2 10,8 13,5 15,7 1,49
10º VOLKSWAGEN up! 1.0-12V M-5 S E F 9,5 10,3 13,7 14,8 1,5

Se você tiver obsessão por gastar pouco combustível, será obrigado a gastar uma bela bala para tirar da concessionária tanto o Toyota Prius quanto o Ford Fusion Hybrid. Em matérias anteriores, já comprovamos que a diferença de preço entre o Fusion comum e o híbrido demora muitos anos para se pagar com a economia de combustível. É preciso ter outras compensações para ele valer a pena, como a isenção de rodízio.

 

 

Já no caso do Prius, que não tem versão não-híbrida, fica a torcida para o Rota 2030 encontrar meios de torná-lo viável para produção nacional, com os devidos descontos para a tecnologia. Ainda mais agora, que os motores diesel, defendidos pela Aprove Diesel, se mostram condenados a desaparecer nos maiores mercados do mundo. Se o plano é exportar, temos de exportar o que outros países desejam. E, quando o assunto é economia, eles querem híbridos. Nós também, como mostram os resultados do Conpet 2017. Só falta conseguirmos pagar por eles...

Fotos: divulgação/Motor1.com

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