Ela é, provavelmente, uma das Ferrari mais desejadas da história. Não apenas pelo motor V8 ou pela sua posição avançada. Mas a F40, apresentada em 1987 para comemorar os 40 anos da marca, sempre foi um modelo idolatrado pelos Ferraristas por ser uma das últimas criações da era de Enzo Ferrari.
A história da F40 está associada a criação da Ferrari 288 Evoluzione. Um programa iniciado em 1985 pela divisão de competições da marca que estava de olho no Group B do campeonato mundial de rali (WRC), de olho nas vitórias que a Porsche estava conquistando na categoria. Logo após, o regulamento proibiu o Group B, pelo acidente que matou Henri Toivinen e seu co-piloto, Sergio Cresto, no Tour de Corse de 1986.
De fato, a 288 GTO Evoluzione foi um projeto que nasceu morto. Mas um tempo depois, a Ferrari usou a experiência adquirida na Evoluzione para preparar um supercarro para comemorar os 40 anos da marca. Usando a Evoluzione como base, a F40 foi apresentada, e virou um dos mais desejados modelos de sua época. Além, foi o último modelo vendido quando o Commendatore ainda estava vivo.
O superesportivo trazia qualidades que são fortes até hoje, como seu motor V8 biturbo 3.0 de 478 cv e 58,2 kgfm de torque, para apenas 1088 kg e com velocidade máxima de 321 km/h. A F40 estava à frente de modelos de sua época, como a McLaren F1, Bugatti EB 110 ou, ainda, a Lamborghini Diablo. Na época, a Ferrari F40 acelerava de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e Cx de 0,34.
Tão radical quanto deus números de desempenho, é a sua construção e desenho. A F40 trouxe muitas tecnologias, como o motor V8 biturbo, além de construção em estrutura tubular, leve e rígida. No entanto, não trazia itens como a direção assistida ou ABS, e a abertura das portas é feita por simples cabos
O sucesso foi imediato. Das 400 unidades previstas inicialmente, 1.315 unidades foram produzidas. Uma versão de competição, a F40 LM, encarou as 24 Horas de Le Mans na série GT. Enfim, a série F seguiu, com o lançamento da F50 em 1995, a Enzo e a LaFerrari.
Na ocasião dos 30 anos da F40, nosso ilustrador David Kimble chegou perto de um dos modelos pré-série da F40, do Salão de Tokio de 1987. David Kimble foi capaz de retratar o parentesco com a 288 GTO e seu motor V8 em posição central. O protótipo de diferencia em outros detalhes da versão de produção em série.
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