Enquanto no Brasil o novo Polo teve seu lançamento confirmado pelo presidente da filial, David Powels, na Europa o assunto é a versão esportiva GTI do futuro hatch. Segundo a imprensa europeia, o compacto deverá receber o mesmo motor 2.0 TSI do Golf GTI, porém, numa versão amansada com 200 cv - o Golf GTI passou a 230 cv na última reestilização.
O motor 2.0 vai promover um upgrade em relação ao atual 1.8 TSI de 190 cv usado pelo Polo GTI, não só em potência como também no torque. Vale dizer que, apesar de maior que o Polo de hoje, a nova geração será mais leve por conta da plataforma MQB-A0 derivada do Golf.
Caso se confirme a instalação do 2.0 TSI no cofre do Polo, a VW estará tomando uma posição contrária à da Ford com seu novo Fiesta ST, que adotou um inédito 1.5 turbo de 3 cilindros e 200 cv no lugar do antigo 1.6 turbo de 4 cilindros. No caso do Polo, é provável que exista também uma versão esportiva intermediária com o novo motor 1.5 TSI de 150 cv, que já teria um desempenho (bem) interessante. Tanto no 1.5 quanto no 2.0, a VW deverá ofertar câmbio manual de 6 marchas e DSG de dupla embreagem e 7 relações.
E no Brasil, será que teremos o novo Polo GTI ainda que como importado? Não custa lembrar que em 2007 a VW importou 100 unidades do Polo GTI 1.8 20V turbo, que fez a alegria de alguns (poucos) entusiastas.
Fotos: Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop