O novo VW Polo teve seu lançamento no Brasil confirmado nesta semana pelo presidente da filial, David Powels, ainda para 2017. Enquanto isso, o modelo de pré-produção está rodando em testes finais com engenheiros da marca na África do Sul, acompanhados de alguns membros da imprensa internacional.
As únicas informações técnicas divulgadas até agora foram as dimensões: 4.053 mm de comprimento, 1.751 mm de largura, 1.446 mm de altura e 2.564 mm de entre-eixos - medidas muito próximas às do novo Seat Ibiza, que compartilha com o Polo a plataforma MQB-A0 (versão reduzida da base do Golf). O novo VW se revelou surpreendentemente espaçoso para um hatch compacto, mesmo com duas pessoas no banco traseiro. O porta-malas também pareceu bastante amplo, devendo regular com o do Ibiza na casa dos 350 litros.
Sobre a oferta de motores, os jornalistas tiveram acesso somente à versão 1.0 TSI de 3 cilindros e 95 cv do carro camuflado. Falando em camuflagem, ela não esconde que o design do novo Polo não mudará muito em relação ao carro atual - que por sua vez lembra o nosso Gol. Mas o Polo vai se diferenciar pela dirigibilidade e pela tecnologia embarcada.O painel do Polo de testes ainda estava coberto, o que não permitiu observar suas linhas, mas sabe-se que ele será muito semelhante ao do Ibiza - embora com materiais mais refinados e algumas partes emborrachadas. Como opcional, o novo VW terá uma grande tela multimídia de 8" e, possivelmente, o quadro de instrumentos digital que veio dos Audis. A plataforma MQB-A0 vai permitir a oferta de equipamentos sofisticados como frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo.