Além da prévia do futuro Classe A Sedan, outra atração importante da Mercedes-Benz para o Salão de Xangai é o facelift do Classe S. Sedã de topo da marca, o modelo incorpora leves atualizações no conjunto frontal e na traseira, além de retoques e novas tecnologias no interior. Sob o capô, destaque para o motor 4.0 V8 biturbo que substitui o 5.5 V8 usado até então.
Primeira desde o lançamento desta geração em 2013, a reestilização traz mudanças nos conjuntos frontal e traseiro de todas as versões. As configurações equipadas com motores de 6 e 8 cilindros, por exemplo, ganham a grade dianteira que até então era exclusiva dos V12. É nova também a disposição interna das luzes dos faróis, com LEDs mais modernos e função de inclinação nas curvas, entre outros. Rodas com novos desenhos completam o pacote.
Na cabine, sai de cena o volante de apenas 2 raios e entra em ação um tradicional de 3, com pegada mais esportiva e novas funcionalidades. Há ainda novas opções de revestimento em madeira e iluminação ambiente com 64 cores diferentes. Duas telas sensíveis ao toque com 12,3 polegadas cada abrigam os comandos de diversos sistemas, incluindo entretenimento, ar-condicionado, computador de bordo e tantos outros.
No quesito segurança, destaque para o sistema Active Emergency Stop Assist, capaz de parar automaticamente o carro caso o motorista pare de responder a certos estímulos - em caso de cochilos ou desmaios, por exemplo. Uma série de câmeras, sensores e radares são responsáveis por auxiliar o condutor nos ajustes automáticos de velocidade e frenagem automática.
Sob o capô, a oferta começa com o motor 3.0 V6 de 367 cv. Na sequência, o propulsor 4.0 V6 biturbo desenvolve 470 cv ou 611 cv, substituindo o 5.5 V8 usado até o momento. Por fim, o 6.0 V12 de 630 cv atua como opção de topo, sendo exclusivo da versão S65. O câmbio é automático Speedshift MCT de 9 marchas.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz Classe S não se renderá à eletricidade antes de 2030
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Carros da Mercedes-Benz estão prontos para direção autônoma até 95 km/h
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mercedes-Benz sai na frente e homologa condução autônoma nível 3 nos EUA
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mercedes-Maybach Classe S 2021 redefine significado de luxo entre sedãs