A aguardada picape Classe X, da Mercedes-Benz, apresentada até agora apenas como conceito, deixou o QG de desenvolvimento da marca na Europa e já começa a se aproximar do Brasil. Conforme antecipa o site Argentina Autoblog, uma unidade da picape acaba de desembarcar em terras hermanas para realização dos primeiros testes na América do Sul. O exemplar veio de avião diretamente da Alemanha, já em carroceria de produção, mas ainda bastante camuflado.

Leia também:

Apesar dos disfarces, já é possível notar que o conjunto frontal terá inspiração direta nos conceitos Stylish Explorer e Powerful Adventurer. A grade será grande, bem destacada, e com o característico logotipo da estrela de três pontas ao centro. Laterais terão caixas de roda bem definidas e, neste protótipo, vale destacar o uso de pneus Continental ContiSportContact para uso no asfalto.

Flagra Mercedes Classe X Argentina
Flagra Mercedes Classe X Argentina

O interior também teve detalhes deixados à mostra e apresenta painel com volante do lado direito - provavelmente um exemplar produzido para ser testado em países da Ásia ou Reino Unido. O volante é o mesmo dos Mercedes-Benz mais recentes. Os demais detalhes remetem ao Classe C, como saídas de ar redondas e tela de entretenimento tipo "tablet flutuante".

Na mecânica, chassi e diversos outros componentes serão compartilhados com a Nissan Frontier, recém-lançada no Brasil. Na gama de motores, por exemplo, duas opções serão de origem japonesa: o 2.3 turbodiesel de 190 cv da própria Frontier e um 4 cilindros a gasolina. Legitimamente alemão será o propulsor de topo: um 3.0 V6 turbodiesel com potência superior a 250 cv. Dependendo da versão, o câmbio poderá ser manual de 6 marchas ou automático com 7 ou 9.

Informes da Classe X: no Brasil em 2018, apenas cabine dupla e muita personalização
Mercedes Classe X: revelados os conceitos que antecipam a inédita picape da marca

A tração poderá ser traseira ou integral 4Matic nas versões mais caras. As capacidades incluem 1.200 kg para carga e 3.500 kg para reboque. Apenas a carroceria de cabine dupla será produzida - fala-se em uma variante de cabine simples no futuro, mas as chances são remotas. 

Produção

Grande polo produtivo de picapes, a Argentina será responsável por fabricar a Classe X para toda a América Latina. A montagem será iniciada no ano que vem no complexo industrial da Renault em Santa Isabel, província de Córdoba, por meio de um investimento de US$ 600 milhões. É de lá que sairão, além da Mercedes, a Frontier (hoje importada do México) e a Renault Alaskan. Serão feitas anualmente 70 mil unidades das três picapes.

Fotos: AAB e divulgação 

Galeria: Flagra Mercedes Classe X Argentina

Envie seu flagra! flagra@motor1.com