Briga em casa - BMW X1 sDrive20i x 320i Sport
Colocamos frente a frente o consagrado sedã médio e o SUV de entrada da marca alemã
Depois do Briga em casa entre as versões aspirada e turbo do VW Golf, colocamos no ringue dois modelos da BMW: o X1 sDrive20i GP ActiveFlex e o 320i Sport ActiveFlex. Eles são equipados com o mesmo motor e tem preços muito próximos, mas são completamente diferentes na proposta e público que almejam. O utilitário esportivo tem tração dianteira, enquanto o sedã médio aposta na consagrada tração traseira, que fez a fama da marca ao longo de décadas. Veja as características de cada um que pesam na hora da compra.
Compre um X1 se...
- prefere mais espaço interno: embora tenha entre-eixos menor, a configuração de tração dianteira do X1 garante mais espaço no banco traseiro, principalmente pelo túnel mais discreto, roubando menos espaço para pernas;
- prefere mais versatilidade: o porta-malas maior (505 litros contra 420 litros do Série 3), o X1 se beneficia do estilo SUV, onde os bancos podem ser rebatidos, elevando a capacidade para respeitávreis 1.505 litros, sem contar a facilidade de acesso ao compartimento em relação ao sedã;
- prefere mais equipamentos: embora a lista seja parecida, o X1 leva vantagem por oferecer navegação GPS já não versão de entrada, que é opcional no sedã;
- prefere posição de dirigir mais alta: como a maioria dos SUVs, o X1 tem a posição de dirigir mais alta e melhor visibilidade na comparação com o Série 3;
- prefere uso misto (cidade/campo): com maior altura do solo e melhores ângulos de ataque e saída, naturalmente o utilitário se dá melhor no uso fora da estrada em comparação com o sedã, mesmo nesta versão de entrada com tração apenas dianteira.
Compre um Série 3 se...
- prefere melhor dinâmica: a consagrada tração traseira que faz a alegria dos puristas aliada ao formato sedã com ótima distribuição de peso entre os eixos, tornam o 320i um carro bem mais assentado e com melhor comportamento em curvas que o X1, o que é algo esperado;
- prefere melhor dirigibilidade: embora equipados com o mesmo motor, sendo o do Série 3 um pouco menos potente, o sedã vem equipado com o câmbio de oito marchas da ZF, de trocas e reduções mais rápidas, que combinam com a proposta mais esportiva do três volumes. Além disso, a resposta da direção, a tração que "empurra" e a menor altura do solo tornam a condução bem mais interessante.
Conclusão:
Com preços praticamente iguais, embora o 320i tenha maior facilidade de ser encontrado com descontos, ambos ainda têm em comum o motor 2.0 turbo, e só. De resto, as propostas são bem diferentes, com o sedã focando na tradição da marca, com ótima dirigibilidade, tração traseira e comportamento mais esportivo, embora já demonstre os sinais da idade. O utilitário, por sua vez, usa uma plataforma mais moderna e agrada pelo aproveitamento do espaço interno, bem como pela versatilidade de uso, sem deixar de lado o bom desempenho, próximo ao do sedã.
Fichas técnicas:
BMW 320i Sport ActiveFlex 2017 | BMW X1 sDrive20i GP 2.0 ActiveFlex | |
MOTOR | dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.997 cm³, turbo, injeção direta, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.997 cm³, turbo de duplo fluxo, injeção direta, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 184 cv de 5.000 rpm a 6.250 rpm; Torque: 27,5 kgfm entre 1.250 e 4.500 rpm; | 192 cv a 5.000 rpm; Torque: 28,5 kgfm a 1.250 rpm
|
TRANSMISSÃO | câmbio automático de oito marchas (ZF), tração traseira | câmbio automático de oito marchas, (Aisin); tração dianteira |
DIREÇÃO | elétrica | elétrica |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira | independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira |
RODAS E PNEUS | aro 17" com pneus 225/50 R17 | aro 18" com pneus 225/50 R18
|
PESO | 1.505 kg | 1.470 kg |
PORTA-MALAS | 480 litros | 505 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.620 mm, largura 1.810 mm, altura 1.420 mm, entre-eixos 2.810 mm | comprimento 4.454 mm, largura 1.821 mm, altura 1.598 mm, entre-eixos 2.670 mm |
PREÇO | R$ 164.950 | R$ 168.950 |
Desempenho - dados de fábrica
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | ||
0 a 80 km/h | ||
0 a 100 km/h | 7,3 s | 7,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | ||
80 a 120 km/h (4a.) | ||
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | ||
80 km/h a 0 | ||
60 km/h a 0 | ||
Consumo | ||
Ciclo cidade | 6,5/9,4 km/l (etanol/gasolina) | 10,4 km/l (gasolina) |
Ciclo estrada | 9,3/13,3 km/l (etanol/gasolina) | 13,4 km/l (gasolina) |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
Galeria: BMW X1 nacional
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