Depois do Briga em casa entre as versões aspirada e turbo do VW Golf, colocamos no ringue dois modelos da BMW: o X1 sDrive20i GP ActiveFlex e o 320i Sport ActiveFlex. Eles são equipados com o mesmo motor e tem preços muito próximos, mas são completamente diferentes na proposta e público que almejam. O utilitário esportivo tem tração dianteira, enquanto o sedã médio aposta na consagrada tração traseira, que fez a fama da marca ao longo de décadas. Veja as características de cada um que pesam na hora da compra.
Com preços praticamente iguais, embora o 320i tenha maior facilidade de ser encontrado com descontos, ambos ainda têm em comum o motor 2.0 turbo, e só. De resto, as propostas são bem diferentes, com o sedã focando na tradição da marca, com ótima dirigibilidade, tração traseira e comportamento mais esportivo, embora já demonstre os sinais da idade. O utilitário, por sua vez, usa uma plataforma mais moderna e agrada pelo aproveitamento do espaço interno, bem como pela versatilidade de uso, sem deixar de lado o bom desempenho, próximo ao do sedã.
BMW 320i Sport ActiveFlex 2017 | BMW X1 sDrive20i GP 2.0 ActiveFlex | |
MOTOR | dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.997 cm³, turbo, injeção direta, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.997 cm³, turbo de duplo fluxo, injeção direta, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 184 cv de 5.000 rpm a 6.250 rpm; Torque: 27,5 kgfm entre 1.250 e 4.500 rpm; | 192 cv a 5.000 rpm; Torque: 28,5 kgfm a 1.250 rpm
|
TRANSMISSÃO | câmbio automático de oito marchas (ZF), tração traseira | câmbio automático de oito marchas, (Aisin); tração dianteira |
DIREÇÃO | elétrica | elétrica |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira | independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira |
RODAS E PNEUS | aro 17" com pneus 225/50 R17 | aro 18" com pneus 225/50 R18
|
PESO | 1.505 kg | 1.470 kg |
PORTA-MALAS | 480 litros | 505 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.620 mm, largura 1.810 mm, altura 1.420 mm, entre-eixos 2.810 mm | comprimento 4.454 mm, largura 1.821 mm, altura 1.598 mm, entre-eixos 2.670 mm |
PREÇO | R$ 164.950 | R$ 168.950 |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | ||
0 a 80 km/h | ||
0 a 100 km/h | 7,3 s | 7,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | ||
80 a 120 km/h (4a.) | ||
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | ||
80 km/h a 0 | ||
60 km/h a 0 | ||
Consumo | ||
Ciclo cidade | 6,5/9,4 km/l (etanol/gasolina) | 10,4 km/l (gasolina) |
Ciclo estrada | 9,3/13,3 km/l (etanol/gasolina) | 13,4 km/l (gasolina) |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW X1 troca versão de entrada por uma mais potente; entenda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW acelera crescimento com lançamentos e aumento de produção
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW faz promoção com Série 3 e X1 ofertados com condições especiais
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo BMW X1 ganha versão esportiva de 317 cv e novo sistema multimídia