Se até pouco tempo a BMW oferecia os modelos 120i e M125i montados no Brasil como modelos de entrada da marca, a situação mudou de repente. Agora importado, o M140i é a única opção da Série 1 à venda no país, por R$ 279.950. As antigas versões equipadas com o motor 2.0 turbo flex de 184 e 218 cv (dependendo da versão) deixaram de ser produzidas em Araquari (SC). Fica com o 320i a missão de ser o mais barato BMW em solo nacional, custando a partir de R$ 164.950.
O Série 1 que nos resta, o M140i, é um foguete com motor 3.0 turbo de 6 cilindros em linha, que gera 340 cv e 50,9 kgfm de torque, mas custa uma pequena fortuna. Uma pena, pois as versões mais baratas com motor de 4 cilindros (120i e 125i) fizeram a alegria de muitos que não podiam ter um BMW na garagem e realizaram "o sonho" com elas. E ainda arrepiavam quando o assunto era desempenho e dirigibilidade.
Em Araquari (SC), agora são fabricados os Série 3 e os SUVs X1, X3 e X4. Com a chegada do novo Mini Countryman, ele também entra na lista dos importados pelo grupo. A produção é ajustada automaticamente conforme a demanda e, como os hatchbacks médios estão "em crise", foi um caminho natural. O X1 brasileiro, inclusive, é exportado para os Estados Unidos, suprindo a necessidade daquele mercado.
O Série 1 terá, em sua próxima geração, a mesma plataforma que equipa o Série 2 Tourer e o X1, a UKL de tração dianteira. Sua versão sedan, vendida na China, já segue esta arquitetura e a mudança é esperada para o hatch em breve.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 1 2024: 4ª geração muda visual e recebe sistema micro-híbrida
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teaser: BMW mostra o novo Série 1 pela primeira vez
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
BMW 118i M Sport amplia gama de versões do Série 1 por R$ 315.950