O mercado alemão fechou o segundo mês de 2017 em baixa de 2,6% sobre o ano passado. Foram vendidos 243.602 veículos novos, com apenas 2 modelos entre os 10 primeiros apresentando resultados melhores do que os de 2016. Neste cenário, destaque para o Audi A4.
Com 4.393 unidades, apenas 21 a menos do que o rival Mercedes Classe C, o modelo evoluiu quase 20% no período e garantiu a oitava posição. O resultado ajudou a Audi (24.377) a assumir a vice-liderança entre as montadoras e a ultrapassar os 10% de participação de mercado apenas pela segunda vez nesta década.
O outro modelo a crescer (+0,6%) foi o VW Tiguan (5.093), novamente em terceiro. Golf (15.028) e Passat (5.225), mesmo com retrações superiores a 20%, mantiveram as duas primeiras colocações do mês anterior. Com 4.861 unidades, o Opel Astra foi o melhor “não-VW”.
Coube ao Mercedes Classe E (3.013), em 17º, a maior evolução sobre o ano passado dentre os 50 mais vendidos (+34,2%). Presente no top 10 no mês anterior, o BMW X1 (1.940), mesmo crescendo quase 17%, caiu para a 32ª colocação.
Ainda que perdendo mais de 18% de seus compradores no período, a VW (42.557) manteve uma folgada liderança por marcas, com 17,5% de participação de mercado. Em oitavo, a Renault (+15,7%) foi o destaque de crescimento no top 10.
Veja os rankings abaixo:
POS. |
MODELO |
FEV.17 |
% MERCADO |
FEV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
15.028 |
6,2% |
19.244 |
-21,9% |
2 |
VW PASSAT |
5.225 |
2,1% |
7.168 |
-27,1% |
3 |
VW TIGUAN |
5.093 |
2,1% |
5.061 |
0,6% |
4 |
OPEL ASTRA |
4.861 |
2,0% |
5.102 |
-4,7% |
5 |
SKODA OCTAVIA |
4.767 |
2,0% |
5.244 |
-9,1% |
6 |
VW POLO |
4.577 |
1,9% |
5.731 |
-20,1% |
7 |
MERCEDES CLASSE C |
4.414 |
1,8% |
4.931 |
-10,5% |
8 |
AUDI A4 |
4.393 |
1,8% |
3.686 |
19,2% |
9 |
AUDI A3 |
4.311 |
1,8% |
5.294 |
-18,6% |
10 |
OPEL CORSA |
4.102 |
1,7% |
4.481 |
-8,5% |
11 |
BMW SÉRIE 3 |
3.765 |
1,5% |
4.175 |
-9,8% |
12 |
FORD FOCUS |
3.709 |
1,5% |
3.295 |
12,6% |
13 |
AUDI A6 |
3.626 |
1,5% |
3.401 |
6,6% |
14 |
FORD FIESTA |
3.495 |
1,4% |
3.577 |
-2,3% |
15 |
SKODA FABIA |
3.262 |
1,3% |
3.514 |
-7,2% |
16 |
VW TOURAN |
3.232 |
1,3% |
3.902 |
-17,2% |
17 |
MERCEDES CLASSE E |
3.013 |
1,2% |
2.245 |
34,2% |
18 |
FORD KUGA |
2.986 |
1,2% |
2.723 |
9,7% |
19 |
NISSAN QASHQAI |
2.942 |
1,2% |
2.345 |
25,5% |
20 |
BMW SÉRIE 5 |
2.937 |
1,2% |
2.633 |
11,5% |
21 |
MINI |
2.731 |
1,1% |
2.374 |
15,0% |
22 |
AUDI Q5 |
2.664 |
1,1% |
- |
- |
23 |
BMW SÉRIE 1 |
2.592 |
1,1% |
2.716 |
-4,6% |
24 |
VW TRANSPORTER |
2.520 |
1,0% |
3.452 |
-27,0% |
25 |
BMW SÉRIE 2 |
2.496 |
1,0% |
3.896 |
-35,9% |
26 |
VW CADDY |
2.490 |
1,0% |
2.408 |
3,4% |
27 |
SEAT LEON |
2.369 |
1,0% |
3.119 |
-24,0% |
28 |
OPEL MOKKA |
2.286 |
0,9% |
2.585 |
-11,6% |
29 |
MERCEDES CLASSE A |
2.270 |
0,9% |
2.526 |
-10,1% |
30 |
VW UP |
2.085 |
0,9% |
3.127 |
-33,3% |
31 |
MERCEDES GLK / GLC |
2.049 |
0,8% |
1.838 |
11,5% |
32 |
BMW X1 |
1.940 |
0,8% |
1.662 |
16,7% |
33 |
MERCEDES CLASSE B |
1.863 |
0,8% |
2.347 |
-20,6% |
34 |
FIAT 500 |
1.848 |
0,8% |
2.214 |
-16,5% |
35 |
AUDI Q2 |
1.840 |
0,8% |
0 |
NOVO |
36 |
AUDI A1 |
1.819 |
0,7% |
2.318 |
-21,5% |
37 |
MERCEDES CLA |
1.800 |
0,7% |
1.812 |
-0,7% |
38 |
AUDI Q3 |
1.798 |
0,7% |
2.554 |
-29,6% |
39 |
SKODA SUPERB |
1.776 |
0,7% |
1.774 |
0,1% |
40 |
RENAULT CLIO |
1.752 |
0,7% |
1.563 |
12,1% |
41 |
RENAULT CAPTUR |
1.748 |
0,7% |
- |
- |
42 |
OPEL ADAM |
1.694 |
0,7% |
1.797 |
-5,7% |
43 |
HYUNDAI I30 |
1.672 |
0,7% |
1.470 |
13,7% |
44 |
SEAT ATECA |
1.634 |
0,7% |
0 |
NOVO |
45 |
AUDI A5 |
1.618 |
0,7% |
2.220 |
-27,1% |
46 |
HYUNDAI TUCSON |
1.587 |
0,7% |
2.116 |
-25,0% |
47 |
HYUNDAI I20 |
1.576 |
0,6% |
- |
- |
48 |
TOYOTA YARIS |
1.542 |
0,6% |
- |
- |
49 |
SKODA RAPID |
1.515 |
0,6% |
- |
- |
50 |
SMART FORTWO |
1.485 |
0,6% |
1.753 |
-15,3% |
POS. |
MARCA |
FEV.17 |
% MERCADO |
FEV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
42.557 |
17,5% |
52.256 |
-18,6% |
2 |
AUDI |
24.377 |
10,0% |
23.391 |
4,2% |
3 |
MERCEDES-BENZ |
21.765 |
8,9% |
22.243 |
-2,1% |
4 |
OPEL |
18.016 |
7,4% |
19.154 |
-5,9% |
5 |
FORD |
17.934 |
7,4% |
17.841 |
0,5% |
6 |
BMW |
17.797 |
7,3% |
19.541 |
-8,9% |
7 |
SKODA |
14.053 |
5,8% |
14.657 |
-4,1% |
8 |
RENAULT |
8.769 |
3,6% |
7.580 |
15,7% |
9 |
HYUNDAI |
7.197 |
3,0% |
7.279 |
-1,1% |
10 |
NISSAN |
6.390 |
2,6% |
6.038 |
5,8% |
11 |
SEAT |
6.328 |
2,6% |
5.978 |
5,9% |
12 |
TOYOTA |
6.272 |
2,6% |
5.042 |
24,4% |
13 |
FIAT |
5.512 |
2,3% |
4.666 |
18,1% |
14 |
MAZDA |
4.919 |
2,0% |
5.047 |
-2,5% |
15 |
KIA |
4.776 |
2,0% |
4.107 |
16,3% |
16 |
PEUGEOT |
4.216 |
1,7% |
3.845 |
9,6% |
17 |
CITROËN |
3.852 |
1,6% |
3.662 |
5,2% |
18 |
DACIA |
3.804 |
1,6% |
2.936 |
29,6% |
19 |
MITSUBISHI |
3.343 |
1,4% |
3.325 |
0,5% |
20 |
MINI |
2.731 |
1,1% |
2.374 |
15,0% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
Total |
243.602 |
... |
250.146 |
-2,6% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog / focus2move
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi A4 e A5 voltam a ter tração integral no Brasil; veja impressões
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Audi A4 será rebatizado para A5 na próxima geração; saiba o porquê
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Audi A4 S Line 2022 híbrido-leve: sobriedade e equilíbrio