Pouco tempo após a sua apresentação e inicio de vendas no exterior, o Mini Coutryman desembarca no Brasil em nova geração. Último da linha a receber a atualização alinhada com os demais mercados da marca inglesa, o SUV compacto surge totalmente diferente. É basicamente um BMW X1 "vestido" de Mini.
Antes fabricado no Brasil, o Countryman agora é importado da Áustria. Como os demais modelos da marca, ele ficou consideravelmente maior em sua nova geração. São 19 cm a mais no comprimento (4.109 mm) e 7,5 cm no entre-eixos, chegando aos 2,67 m. O porta-malas sai de humildes 350 litros para 450 litros. Quem agradece são os ocupantes, principalmente do banco traseiro, que ganharam bastante espaço para as pernas e cabeça. Agora sim o Countryman pode se considerar um concorrente do Mercedes-Benz GLA e Audi Q3.
Em termos de motorizações, sai o antigo 1.6 turbo e entra o 1.5 turbo de 3 cilindros com 136 cv e 22,4 kgfm de torque (de 1.400 a 4.300 rpm) na versão Cooper e o 2.0 turbo de 192 cv e 28,5 kgfm de torque (1.350 a 4.600 rpm) nas configurações S e S ALL4 (tração integral), ambos com sistema de turbo bipulsativo e variador de abertura e de tempo das válvulas. Para o motor 1.5, o câmbio é automático de 6 marchas, enquanto o 2.0 traz o automático de 8 marchas.
O Mini Countryman chega às lojas ainda em abril com os seguintes preços e principais equipamentos:
As primeiras 150 unidades serão vendidas com valor das revisões até 40.000 km ou 3 anos já inclusas no preço do carro. Como acontece na BMW, as manutenções são feitas conforme o uso do carro, não em datas ou quilometragens pré-programadas. A fabricação nacional não foi descartada, assim como a versão híbrida, que pode desembarcar no Brasil em 2018.
Fotos: divulgação
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