Lançado no "apagar das luzes" de 2016, o Hyundai Creta já fez uma vítima no mercado. Estamos falando do HB20S, sedã compacto que está sofrendo com o fogo amigo do SUV e viu suas vendas caírem quase pela metade neste primeiro trimestre de 2017, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Em 2016, o HB20S estava numa confortável segunda posição no segmento, atrás somente do Chevrolet Prisma, tendo emplacado 11.217 unidades entre janeiro e março. Agora em 2017, faltando poucos dias para o fechamento do primeiro trimestre, o sedã está com apenas 6.118 unidades vendidas. Perdeu a segunda colocação do segmento para o VW Voyage (6.770) e já é ameaçado pelo Toyota Etios Sedan (5.726) e pelo Fiat Grand Siena (5.471). Neste mês de março, o Hyundai está ficando para trás também do Ford Ka+, com 1.367 unidades emplacadas até o dia 20, contra 1.412 do rival do oval azul.
Enquanto isso, o Creta já emplacou 5.313 unidades até o momento, lembrando que seu faturamento começou somente em meados de janeiro. Ele já figura na terceira colocação do segmento, só perdendo para o líder Honda HR-V (9.142) e o Jeep Renegade (7.865). No acumulado do ano ainda aparece atrás do Nissan Kicks (5.618), mas a média mensal do Hyundai faz supor que passar o Kicks é questão de tempo - principalmente com a chegada das versões 1.6, que passaram a ser faturadas a partir da segunda quinzena de fevereiro.
Além da movimentação natural do mercado favorecendo a novidade, outro fator que talvez explique a queda do HB20S é a própria Hyundai, que pode ter aproveitado a demanda pelo SUV para produzir o Creta no lugar do sedã na fábrica de Piracicaba (SP). Vale ficar de olho nos próximos meses.
Fotos: Divulgação/Arquivo Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Avaliação Hyundai HB20S Limited Plus 2025: perfume de carro básico
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs mais vendidos: Hyundai HB20S ultrapassa Volkswagen Virtus em maio