Briga em casa - Audi A3 Sedan Ambition x A4 Attraction
Veja o confronto entre os sedãs mais acessíveis da Audi
Depois do Briga em casa com os compactos da Fiat na semana passada, subimos para o segmento premium com um embate entre os sedãs da Audi. Colocamos frente a frente o A3 Sedan na versão de topo Ambition e a opção de entrada A4 Attraction. Ambos equipados com o moderno motor 2.0 TFSI e tecnologias de ponta, eles têm propostas bem diferentes. Confira os prós e contras de cada um para decidir qual é a melhor compra.
Compre um A3 Sedan se...
- prefere mais desempenho: menor, mais leve e com cerca de 30 cv a mais, o A3 Sedan brilha no quesito desempenho, com arrancadas vigorosas e retomadas mais eficientes que o irmão maior;
- prefere perfil mais esportivo: a carroceria compacta, o visual mais agressivo, bem como a posição de dirigir e o comportamento dinâmico, definem o A3 como um carro mais esportivo.
Compre um A4 se...
- prefere maior eficiência: o motor 2.0 TFSI usado no A4 é de uma nova geração, chamada Ultra, que traz uma combustão com menor fase de compressão e fase de expansão mais longa, de modo a reduzir o consumo. É o ciclo Miller/Atkinson, que a Audi prefere chamar de "ciclo B". Além disso, o modelo ficou 120 kg mais leve em relação ao antecessor e ainda trocou o câmbio CVT pela caixa S-Tronic de 7 marchas;
- prefere mais espaço interno: ponto fraco do A3 Sedan, o espaço para os ocupantes no banco traseiro é bem melhor no A4, mérito do entre-eixos de 2,82 metros. O porta-malas também é maior e ganha por 480 litros contra 452 litros;
- prefere mais conforto: apesar do desempenho bastante adequado a um carro deste porte, o A4 prioriza uma tocada mais confortável e silenciosa que a do A3 Sedan.
Conclusão:
Modernos, evoluídos e bem servidos de motor e câmbio, cada um deles atende a um tipo diferente de comprador. O A3 Sedan se destaca pela proposta esportiva e alto desempenho, enquanto o A4 é a excelência em eficiência, conforto e tecnologia, em que pese a ausência de alguns equipamentos desejados nesta versão de entrada.
Nenhum dos dois possui câmera de ré e sistema de navegação GPS de série. Itens como controle de cruzeiro, frenagem de emergência e alerta de saída de faixa são opcionais para o A3 Sedan, enquanto sensor de estacionamento dianteiro, head-up display e alerta de pontos cegos podem ser adicionados ao A4.
Fichas técnicas:
A3 Sedan 2.0 TFSI Ambition S-Tronic 2017 | A4 2.0 TFSI Attraction S-Tronic 2017 | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.984 cm³, turbo, injeção direta e indireta, gasolina | dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.984 cm³, turbo, injeção direta e indireta, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 220 cv de 4.500 rpm a 6.200 rpm / 35,7 kgfm entre 1.500 e 4.400 rpm | 190 cv de 4.200 rpm a 6.000 rpm / 32,7 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e seis marchas, tração dianteira | câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira; |
DIREÇÃO | elétrica | elétrica |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e independente multilink na traseira | independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira |
RODAS E PNEUS | aro 17" com pneus 225/45 R17 | aro 18" com pneus 225/50 R17 |
PESO | 1.320 kg | 1.405 kg |
PORTA-MALAS | 425 litros | 480 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm | comprimento 4.726 mm, largura 1.842 mm, altura 1.427 mm, entre-eixos 2.820 mm |
PREÇO | R$ 156.190,00 | R$ 159.990,00 |
Desempenho - medições Motor1
Aceleração | A3 Sedan 2.0 TFSI Ambition S-Tronic 2017 | A4 2.0 TFSI Attraction S-Tronic 2017 |
0 a 60 km/h | 3,5 s | 4,0 s |
0 a 80 km/h | 5,0 s | 5,7 s |
0 a 100 km/h | 6,7 s | 7,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (D) | 4,6 s | 5,4 s |
80 a 120 km/h (D) | 4,1 s | 5,5 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 37,9 m | 37,7 s |
80 km/h a 0 | 24,0 m | 23,2 s |
60 km/h a 0 | 13,6 m | 13,2 s |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 9,5 km/l | 9,5 km/l |
Ciclo estrada | 13,2 km/l | 15,6 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
Galeria: Briga em Casa - A3 Sedan x A4
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi A4 e A5 voltam a ter tração integral no Brasil; veja impressões
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Audi A4 será rebatizado para A5 na próxima geração; saiba o porquê
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Teste Audi A4 S Line 2022 híbrido-leve: sobriedade e equilíbrio