Ferdinand Piëch vai vender ações da Volks e se afastar da empresa

Executivo vai se desfazer dos 14,7% de participação que detém; membros da família têm prioridade na compra

Ferdinand Piech Ferdinand Piech

Considerado por décadas um dos nomes mais fortes do grupo Volkswagen, Ferdinand Piëch deve se desfazer da participação que detém na empresa e se afastar definitivamente do mundo dos negócios. Conforme relata a agência de notícias Bloomblerg, o executivo colocará à venda já nos próximos meses as ações que controla na Porsche SE (14,7% do total), marcando o fim de uma era à frente da companhia. A Porsche SE, vale lembrar, é a holding que tem poder sobre 52% de todo o grupo VW.

Leia também:

Piëch é sobrinho do fundador da Porsche e sempre lembrado como dos mais respeitados da área dentro e fora da Alemanha. Nas décadas de 1960 e 1970, por exemplo, fez história ao contribuir com o desenvolvimento dos esportivos mais emblemáticos da marca. Em seguida, foi para a Audi, onde ajudou na criação da identidade da marca e na chamada virada tecnológica. Mais recentemente, comandou o processo de expansão da Volkswagen até torná-la líder do mercado mundial. 

 

 

"É um dos poucos do meio automotivo que conseguiu combinar conhecimentos técnicos com habilidades de liderança estratégica", diz a publicação. A decisão de se afastar da empresa ainda é incerta, mas rumores apontam para o agravamento de conflitos familiares. Há cerca de 2 anos Piëch foi contra a recondução de Winterkorn para a cúpula do grupo, enquanto seu primo Wolfgang Porsche foi abertamente a favor.

A descoberta do escândalo do Dieselgate abalou fortemente a imagem da marca e, com o aprofundamento das investigações, Winterkorn passou a ser acusado de conivência e negligência com o caso - provando a teoria de "antipatia" de Piëch.

Mais detalhes serão divulgados em abril.

Fotos: divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com