Com um pé na aposentadoria, a dupla de hatches compactos da Fiat travará o embate desta semana aqui no "Briga em casa". De um lado, o Palio, sucesso de vendas num passado recente e que acabou ficando em segundo plano dentro do portfólio da Fiat. O outro competidor é o Punto, projeto europeu bem resolvido e bastante elogiado na época do lançamento, mas que atualmente sofre com o peso da idade.
Eles têm em comum o fato de que serão substituídos pelo mesmo projeto (o aguardado X6H), que vai matar primeiro o Punto e algum tempo depois, o Palio. Resumindo, são dois que fizeram sucesso no passado e hoje estão longe de ser destaques em vendas. Veja os prós e contras de cada um deles na hora da compra:
Desatualizada perante os rivais em seus respectivos segmentos, a dupla não desfruta mais de bons números de vendas, principalmente com a chegada iminente do sucessor X6H - o Punto, por exemplo, já está deixando de ser produzido em Betim.
Em resumo, o Palio oferece melhor desempenho e está mais equipado, enquanto o irmão maior desfruta da fama de ser bom ao volante e ter visual ainda atraente, em que pese o fato de estar no fim da carreira. Apesar dos preços de tabela elevados, a aposentadoria iminente pode render bons descontos nas concessionárias.
Punto Attractive 1.4 | Palio Essence 1.6 16V | |
MOTOR | Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 válvulas, Flex, 1 368 cm³ | Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, Flex, 1.598 cm³ |
POTÊNCIA/TORQUE | 88 cv (E) / 85 cv (G) a 5 750 rpm; 12,5 kgfm (E) / 12,4 kgfm (G) a 3 500 rpm | 117 cv (E) / 115 cv (G) a 5 500 rpm; 16,8 kgfm (E) / 16,2 kgfm (G) a 4 500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de cinco marchas | câmbio manual de cinco marchas |
DIREÇÃO | assistência hidráulica | assistência hidráulica |
SUSPENSÃO | dianteira: independente, McPherson; traseira: eixo de torção | dianteira: independente, McPherson; traseira: eixo de torção |
RODAS E PNEUS | em aço, aro 15 com pneus 185/60 R15 | em aço, aro 15 com pneus 185/60 R15 |
PESO | 1.141 kg | 1.062 kg |
DIMENSÕES | comprimento 4,06 m, largura 1,68 m, altura 1,49 m, entre-eixos 2,51 m | comprimento 3,87 m, largura 1,67 m, altura 1,51 m, entre-eixos 2,42 m |
PORTA-MALAS | 280 litros | |
PREÇO | R$ 53.310 | R$ 52.680 |
Aceleração | Punto Attractive 1.4 | Palio Essence 1.6 16V |
0 a 60 km/h | ||
0 a 80 km/h | ||
0 a 100 km/h | 12,6 s | 9,8 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (S) | ||
80 a 120 km/h (S) | ||
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | ||
80 km/h a 0 | ||
60 km/h a 0 | ||
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 7,3 km/l | 6,9 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 8,6 km/l | 8,2 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
História automotiva: Punto Cabrio, o último conversível clássico da Fiat
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Fiat Punto é confirmado pela marca e será lançado em 2023
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Fiat Punto? Projeção sugere nova geração graças à fusão com a PSA
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Fiat Punto dá adeus e sai de linha na Itália