A Volkswagen parece mesmo estar disposta a recuperar o tempo perdido no Brasil. Além de anunciar o inédito sedã Virtus e preparar a volta do Polo para nosso mercado, a marca já testa o Golf reestilizado nas cercanias da fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). É o que mostra o flagra dos nossos colegas do canal Falando de Carro, que fotografaram o Golf 2018 em testes sem nenhum disfarce.
Como podemos observar pela foto da traseira, o Golf nacional vai seguir as linhas do modelo europeu, com novo desenho nos para-choques e lanternas com novas lentes. A frente também seguirá a reforma já mostrada lá fora, com novos faróis, grade e para-choque. "Pena que não consegui fotografar a dianteira, mas, pelo que vi, é igualzinha a do carro europeu", diz Renato Maia, do Falando de Carro.
Na Europa, o Golf recebeu lanternas de LEDs em todas as versões (antes só tinha nas mais caras), faróis com novo feixe de LEDs e rodas com desenho inédito. As grandes novidades, porém, estão na cabine. Uma delas é o quadro de instrumentos digital, com tela de 12,3", semelhante ao dos carros da Audi e do VW Passat. A outra é a central multimídia Discover Pro, com tela de 9,2" sensível ao toque e comandos por gestos - primazia no segmento.
Sob o capô, o Golf 2018 estreou também o novo motor 1.5 TSI de 152 cv, enquanto o GTI 2.0 TSI passou de 220 para 230 cv e trocou o câmbio DSG de 6 marchas pelo DSG de 7 posições. No Brasil, a mecânica deverá ser mantida com as opções TSI flex 1.0 de 125 cv e 1.4 de 150 cv nas versões "civis". Já o GTI pode ganhar o novo conjunto do europeu, visto que seu powertrain é importado. Por fim, o 1.6 aspirado tem poucas chances de ser mantido em produção.
Quanto aos itens de tecnologia, resta saber o que a VW do Brasil vai trazer do Golf europeu, visto que o valor dos opcionais do Golf atual já é bastante alto. Ao que parece pelo flagra, o carro de teste é da versão 1.0 TSI manual de 6 marchas, que deverá assumir o posto de "modelo de entrada" da gama.
Pela falta de disfarces, é provável que o lançamento esteja próximo, devendo acontecer ainda neste primeiro semestre. Confira na galeria abaixo como ficaram também o esportivo GTI e a perua Variant reestilizados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos