A Volkswagen aproveitou a visibilidade do Salão de Genebra para anunciar (pegando todo mundo de surpresa) a chegada de um inédito sedã ao Brasil. Nós já o esperávamos e chamávamos de "Voyage", conforme o flagrante que publicamos em janeiro. Mas não é nada disso: o modelo se chamará Virtus, será construído sobre a plataforma MQB A0 e posicionado comercialmente entre o Voyage e o Jetta. Calma que a gente explica.
O anúncio foi feito em plena abertura do Salão de Genebra. Por ninguém menos que Herbert Diess (presidente do conselho de administração da Volkswagen), o que revela o peso e a importância dada ao lançamento. Nas palavras do executivo, o Virtus será "nosso primeiro produto MQB para o Brasil feito para recuperar força na região".
Com a revelação, Diess ajuda a encerrar dúvidas sobre os novos Volkswagen brasileiros. Tanto o hatch quanto o sedã. Antes, os rumores davam conta de que seria o Gol o novo produto feito sobre a plataforma MQB A0, uma versão mais curta e menos sofisticada da plataforma modular do Golf. E que seu sedã seria o Voyage. Neste mês, a revista MotorShow cravou que a ideia de chamar o modelo de Gol não vingou porque ele seria caro demais. Algo que nossas fontes confirmaram hoje: "Falar em Gol é barrigada", disseram elas ao diretor do Motor1.com, Fábio Trindade. Em suma, teremos o Virtus e o Polo por aqui.
Além disso, Diess revelou também imagens da nova geração do Jetta e do novo SUV médio da marca, que será chamado de T-ROC, assim como o conceito. Todos eles serão revelados ainda neste ano. E têm chances de chegar ao Brasil já em 2018.
A imagem do Polo, acima, mostra o parentesco entre o Polo e o Virtus. O sedã será um projeto inteiramente novo e, portanto, sem qualquer relação com o Santana ou outro carro já existente, como se cogitou anos atrás. A Volkswagen cobiça um sedã entre o Voyage e o Jetta há tempos. Seria o concorrente ideal para Chevrolet Cobalt, Renault Logan e Nissan Versa.
A data de estreia não foi confirmada, mas, nas entrelinhas, Diess deixa claro que o Virtus chegará primeiro que o Polo, abrindo caminho para a volta deste compacto premium ao mercado.
O pacote de renovação da Volks do Brasil inclui ainda mais dois modelos. O primeiro, já bastante esperado, será um SUV de porte compacto desenvolvido para brigar com Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta e companhia. Como o T-ROC manterá o nome, provavelmente o compacto também será chamado de T-Cross, como o conceito. O segundo, por sua vez, será uma inédita picape monobloco ao estilo da Fiat Toro. Seu projeto é chamado na Argentina, onde ela será fabricada, de "bala de prata".
(Colaborou Gustavo Henrique Ruffo)
Fotos: reprodução
Vídeo: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta