Lançada em 2009 e já envelhecida diante da concorrência renovada, a atual geração do Volkswagen Polo está em via de ser substituída. Como antecipamos em outras ocasiões, o projeto já está praticamente finalizado e deve ser apresentado oficialmente no segundo semestre, certamente no Salão de Frankfurt. Trata-se da sexta geração em mais de 40 anos de história do modelo, cujo novo visual você confere na projeção acima.
Em se tratando de Volkswagen, é tradição que as linhas sigam um caminho de evolução sobre o design atual. Sem grandes rupturas, o Polo 2018 seguirá os passos do primo Seat Ibiza e ficará bem mais largo e espaçoso. As novas medidas são resultado da plataforma MQB-A0 (versão mais curta da MQB do Golf) e refletem a tendência de crescimento da categoria - vide o novo Nissan March/Micra.
Sob o capô, a oferta de motores deve seguir mais uma vez o primo da Seat. São esperado, portanto, os propulsores 1.0 TSI de 95 cv ou 115 cv e o 1.5 TSI de 150 cv. Os diesel serão versões do 1.6 TDI com potências de 80 cv, 95 cv e 110 cv. Dependendo do caso, o câmbio poderá ser manual (5 ou 6 marchas) ou automatizado DSG (de 7).
Nesta encarnação, o Polo ampliará o número de membros da família e, pela primeira vez, terá uma derivação SUV. Feito sobre a mesma arquitetura, o crossover brigará diretamente com os rivais Jeep Renegade, Honda HR-V, Renault Captur e Toyota C-HR, finalmente colocando o nome da VW na categoria.
Como já dito, o projeto que dará origem ao Polo 2018 na Europa resultará na nova geração do Gol no Brasil. Por aqui, o carro terá diferenças sutis no design e no pacote tecnológico, mas na essência ambos serão um só carro. A família seguirá sendo composta pelas carrocerias hatchback e sedã (Voyage), e terá como grande novidade uma variante picape cabine dupla, nos moldes da Fiat Toro, forte candidata a ser produzida na Argentina sob o projeto Bala de Prata. Além disso, o SUV que será lançado no Velho Continente também chegará por aqui.
Projeção: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop